quinta-feira, agosto 30, 2012

Criadores ficam sem milho


Mágnos Alves
Galpão da Conab em Mossoró está praticamente vazio
Os criadores de animais de Mossoró e região estão aflitos. Motivo é a falta de alimento para dar aos animais. Os criadores têm procurado diariamente a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em Mossoró em busca de milho, mas estão voltando para casa de mãos vazias. 
Os estoques da Conab estão zerados e o pior é que esse problema persiste há alguns meses. O gerente da Conab em Mossoró, Kerginaldo da Costa, explica que existe milho disponível no mercado brasileiro, mas o problema está em trazer a produção do estado do Mato Grosso até Mossoró. “Não existem caminhoneiros disponíveis para trazer o milho”, justifica Kerginaldo, observando que o problema começou com a greve dos caminhoneiros no Sudeste brasileiro. 
Kerginaldo acrescenta que a demanda também aumentou por conta da seca, obrigando a Conab a fazer um agendamento para o recolhimento do milho pelos criadores. “Em período normal, atendemos em torno de 120 criadores, enquanto que atualmente temos cerca de 350 procurando milho todos os dias”, relata. 
Não existe previsão para que o problema seja solucionado, mas Kerginaldo trabalha com a possibilidade de receber uma nova remessa de milho no próximo mês. 
Os criadores reclamam que mesmo quando é renovado, o estoque não atende a demanda e a distribuição acaba sendo limitada. “Tenho direito a 35 sacas, mas quando vim receber no mês passado levei apenas cinco, o que não é suficiente para alimentar a minha criação”, conta Marcos Messias. 
A grande procura pelo milho da Conab tem uma explicação. O produto é subsidiado pelo Governo Federal com a seguinte lógica: quanto menos animais tiver o criador, menor é o preço. Marcos informa que compra a saca por R$ 18,00, na Conab, enquanto que no mercado comum o preço é mais que o dobro.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!