segunda-feira, outubro 02, 2017

Artista que fez performance nu no MAM foi morto a pauladas? Não é verdade!

Um texto que ganha força nas redes diz que o artista Wagner Miranda Schwartz, pivô de uma polêmica em razão de um vídeo em que uma criança interage com ele nu no Museu de Arte Moderna (MAM), foi morto a pauladas quando chegava em casa, na Zona Sul de São Paulo. Não é verdade.
A notícia falsa diz que ele foi assassinado na madrugada de sábado (30) e que a polícia investiga o caso.

Artista morto a pauladas (Foto: Arte/G1)

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo nega e diz que não houve nenhuma morte a pauladas na região na data especificada. Procurada, a assessoria do MAM também diz que se trata de um boato. Outro detalhe que denota a falsidade da notícia é a foto do local do crime que acompanha o texto – que se refere a um homem morto a tiros em uma cidade do PR.
Desde que o vídeo ganhou repercussão, o artista não tem se manifestado. Schwartz virou alvo de uma polêmica após as imagens em que a criança o toca viralizarem na internet. O Movimento Brasil Livre (MBL) acredita que houve crime. Juízes consultados pelo G1 dizem que era preciso mais cautela por parte da curadoria em relação à idade do público, mas que falar em pedofilia é "histeria coletiva". Na sexta (29), um grupo fez um protesto na frente do museu.
A performance chamada “La Bête” foi inspirada em um trabalho de Lygia Clark. “Bichos” é considerada a obra viva da artista, pois sua intenção era de que a arte ultrapassasse os limites da superfície de um quadro. A série de esculturas com dobradiças permite que o espectador se torne figura atuante na obra, e foram construídas com formas geométricas para que não se parecessem animais, mas que permitissem uma visão livre do que a peça representava.
Em “La Bête”, o artista, que trabalha há quase 20 anos com coreografia e tem vários prêmios, manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série e se coloca nu, vulnerável e entregue à performance artística, convidando o público a fazer o mesmo com ele.
A apresentação de Wagner Schwartz ocorreu na terça (26), na estreia do 35º Panorama de Arte Brasileira, tradicional exposição bienal que aborda a arte no país e propõe reflexão sobre a identidade brasileira. Segundo o MAM, no evento, aberto a visitantes, havia sinalização sobre a nudez na sala onde a performance ocorria.

Notícia tem se espalhado pela web (Foto: Reprodução)
Notícia tem se espalhado pela web (Foto: Reprodução)

Artista foi atacado nas redes sociais por permitir interação de criança quando estava nu em performance no Mudeu de Arte Moderna (MAM), na Zona Sul de SP (Foto: Divulgação)
Artista foi atacado nas redes sociais por permitir interação de criança quando estava nu em performance no Mudeu de Arte Moderna (MAM), na Zona Sul de SP (Foto: Divulgação)


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!