terça-feira, dezembro 13, 2016

Renan Calheiros diz que Ministério Público 'passou a fazer política'

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira (13) que o Ministério Público Federal (MPF) “passou a
fazer política”. Renan também fez críticas ao procurador-geral da República e a procuradores que fazem parte da força-tarefa da Lava Jato.
As declarações foram dadas após Renan ter sido questionado sobre os relatos do ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que afirmou no acordo de delação premiada que o presidente do Senado e outros senadores do PMDB receberam propina em troca de posicionamentos favoráveis à empreiteira em votações de projetos.
“O Ministério Público infelizmente passou a fazer política. Só política. Quando você faz política, você perde a condição definitivamente de ser o fiscal da lei”, afirmou Renan ao chegar ao Senado, pouco antes de abrir a sessão para votar o segundo turno da PEC do teto dos gastos públicos.
O presidente do Senado afirmou ainda que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, escalou para a força-tarefa da Lava Jato três membros do Ministério Público rejeitados em sabatinas do Senado para ocupar cargos no Conselho Nacional do Ministério Público e no Conselho Nacional de Justiça. Para Renan, isso mostra "o que Janot está querendo fazer com o Senado".
“Depois que o procurador Janot colocou na força-tarefa três membros do MP rejeitados pelo Senado para o Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça, isso por si só já demonstra o que ele está querendo fazer com o Senado. De modo que as condições coercitivas, as buscas e apreensões, o pedido de prisão, a prisão da polícia, a usurpação de competência, tudo é decorrente do fato do procurador-geral da República ter colocado como membros da força-tarefa três pessoas rejeitadas pelo Senado”, argumentou Renan.

Renan também criticou o vazamento de delações premiadas e argumentou que, na visão dele, é um absurdo ter o nome citado porque "alguém interpretou que alguém falaria em seu nome". Ao Ministério Público Federal, o ex-executivo da Odebrecht disse que o senador Romero Jucá (PMDB-RR) falava em nome de Renan e repartia com ele o dinheiro da Odebrecht. O delator afirmou que passou cerca de R$ 22 milhões ao grupo de Jucá.
“Você ter o nome citado porque alguém interpretou que alguém falaria em seu nome, isso é um absurdo. Isso só serve para alimentar um noticiário e para permitir um pré-julgamento das pessoas”, criticou Renan.
O senador disse ainda que “está tranquilo” com relação as acusações que pesam contra ele e afirmou que o teor das delações deve ser tornado público para que “o país acompanhe com dados, contra-argumentos, e fatos”.
Discussão no início da sessão
Após falar com os jornalistas, Renan abriu a sessão para votar o segundo turno da PEC do teto dos gastos e, logo no início dos trabalhos, se envolveu em uma discussão com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
Começou quando Lindbergh reclamou, no microfone, de Renan ter feito três sessões em um só dia na semana passada para poder cumprir o intervalo após o primeiro turno e votar o segundo turno da PEC já nesta terça, dia inicialmente previsto pela base do governo. A PEC é uma das principais apostas da gestão Temer para conter o rombo nas contas públicas.
“Quero começar trazendo a nossa irritação pelo modo como vossa excelência conduziu os trabalhos aqui na quinta-feira. Desrespeito à minoria, desrespeito à oposição. Não era necessário ter feito aquilo”, declarou Lindbergh.
Renan respondeu o senador petista. "Eu não queimaria minha biografia atropelando calendário", afirmou o presidente da Casa.
Lindbergh continuou acusando Renan de ter acelerado as sessões e restringido a discussão do texto no plenário para cumprir o prazo desejado pelo governo. Em seguida, o senador petista disse que Renan descumpriu decisão judicial na semana passada. Lindbergh fez referência ao fato de o peemedebista não ter obedecido liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o afastamento de Renan da presidência da Casa. Posteriormente ele foi mantido no cargo por decisão do plenário do STF.
Renan rebateu Lindbergh e afirmou que a decisão de descumprir a liminar não foi dele, mas sim da Mesa do Senado. Renan disse ainda que ele próprio foi o principal derrotado no episódio envolvendo o STF, uma vez que, segundo os senadores, os acontecimentos desgastaram sua imagem.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!