terça-feira, dezembro 13, 2016

Igreja Católica espera mais de 100 mil devotos de Santa Luzia na procissão desta terça-feira

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Festa de Santa Luzia 2016, que tem como tema "Do martírio de Luzia a uma igreja em Missão” será encerrada nesta terça-feira, 13 de
dezembro, com a tradicional Procissão. Milhares de fiéis e romeiros são esperados para o encerramento da festa. Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes e receberão café da manhã e almoço.

Neste ano, a Procissão tem como ponto de partida a Matriz de Nossa Senhora da Conceição – uma homenagem aos 75 anos da presença dos Frades Franciscanos em Mossoró.

A Procissão em honra à Padroeira da Diocese, marca o encerramento de um intenso trabalho missionário, com forte participação popular, que envolveu mais de 600 voluntários sob a coordenação do Vigário-Geral e Pároco da Catedral, Pe. Flávio Augusto. Foram realizadas inúmeras visitas, peregrinações, eventos sociais, celebrações e testemunhos de fé.

Neste ano, o percurso da procissão seguirá pelos bairros Alto da Conceição, Boa Vista, Doze Anos e Centro, percorrendo um total de 3,8 km, seguindo pelas vias: Avenida Alberto Maranhão, Rua Coelho Neto, Rua Francisco Solon, Rua Felipe Camarão, Rua Benjamin Constant, Avenida Augusto Severo, Rua Idalino de Oliveira.

A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades da Igreja e descerramento das bandeiras. Ainda haverá o sorteio da rifa da Festa.

MOBILIDADE 

Para facilitar o acesso dos fiéis, no dia 13 de dezembro, a empresa de transporte coletivo que opera em Mossoró fará trajetos especiais de várias regiões da cidade com destino à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ponto de partida da procissão. A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no Centro e seguirem de ônibus ou táxi até o início da Procissão.

A partir de meio-dia, haverá fiscalização de trânsito para evitar que carros estacionem no trajeto da procissão.  A partir das 13h, o trânsito próximo à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na avenida Alberto Maranhão, será interditado. Nos outros trechos, essa interdição ocorrerá a partir das 16h.

Os ônibus ficarão estacionados próximo à Praça do Mercado e voltam a operar novamente por volta das 19h, para levar os fiéis de volta para casa.

SONORIZAÇÃO 

A Paróquia de Santa Luzia solicita a todos que possuem carros de som e paredões a procurarem a secretaria da Catedral para acompanharem o cortejo religioso, auxiliando, dessa forma a sonorização da procissão.

Quem não procurar a Catedral, pode auxiliar a sonorização dispondo seus aparelhos de som ao longo do trajeto, sintonizando a Rádio Rural ou a FM 105, que vão transmitir a procissão.  Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias. 



Celerações no Dia da Padroeira

Serão celebradas oito missas no dia da Padroeira. A primeira será celebrada de 2h, com a chegada da Procissão da Luz, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na Catedral serão celebradas missas às 5h, 6h30, 8h, 10h (Missa Solene da Festa, presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana), 12h e 14h. A última missa será celebrada às 15h30, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

MISSAS

2h – Missa (Matriz do Alto da Conceição)

5h – Missa (Catedral de Santa Luzia)

6h30 – Missa (Catedral de Santa Luzia)

8h – Missa (Catedral de Santa Luzia)

10h – Missa Solene (Presidida por Dom Mariano Manzana – Catedral de Santa Luzia)

12h – Missa (Catedral de Santa Luzia)

14h– Missa (Catedral de Santa Luzia)

15h30 – Missa (Matriz do Alto da Conceição)

17h – Procissão saindo da Matriz do Alto da Conceição

Fonte: Paróquia de Santa Luzia de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!