terça-feira, dezembro 13, 2016

Marinha do RN intensifica fiscalização de barcos durante verão

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) começa nesta quinta-feira (15) a Operação Verão, cujo objetivo é minimizar possíveis irregularidades e infrações
e evitar acidentes no mar durante a estação. Para isso, a Capitania vai aumentar a fiscalização e o número de ações de orientação durante a operação, que termina em 1º de março de 2017.
Alguns dos itens que as equipes de inspeção naval vão verificar durante as ações de fiscalização são a habilitação dos condutores; os documentos das embarcações; o material de salvamento, como coletes e boias salva-vidas; os extintores de incêndio; as luzes de navegação; a lotação e o estado das embarcações.
Segundo o Comando do 3º Distrito Naval, a Capitania dos Portos terá à disposição 84 militares e nove embarcações, incluindo lanchas, motos aquáticas e botes infláveis, para realizar a operação. A Capitania dará prioridade aos locais com maior movimento de barcos, entre os quais destaca Pirangi, Maracajaú, Pipa, Lagoa do Bonfim, Lagoa de Extremoz, Barra do Cunhaú, Tibau do Sul, Porto do Mangue e Tibau.
Na Operação Verão 2015/2016, foram inspecionadas 1.714 embarcações, sendo 744 de esporte e recreio e 970 de passeio e pesca. O saldo foi de 119 notificações emitidas e 25 autos de infração. A Capitania também apreendeu cinco barcos e abriu três Inquéritos de Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN).

Campanha
A partir de dados da Diretoria de Portos e Costas, a Capitania determinou que a maior parte dos acidentes de barcos de esporte e recreio é causada por falha humana. Por isso, este ano, a campanha será pela valorização da segurança da família e dos banhistas e frisa a importância do cumprimento das regras de navegação para evitar acidentes.
Naufrágio, colisões, quedas de pessoas na água e incêndios são os casos que prevalecem nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, segundo a Capitania, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!