terça-feira, dezembro 13, 2016

Calendário Nacional de Vacinação sofrerá mudança para 2017

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-DVS), por meio do Setor de Vigilância
Epidemiológica e o Núcleo de Agravos Imunopreviníveis (SVE-NAI), esclarece as mudanças no Calendário Básico de Vacinação (CBV). A partir do próximo ano, a vacina de HPV Quadrivalente será ampliada para o sexo masculino e a vacina meningocócica C para adolescentes do sexo feminino e masculino de 12 a 13 anos.

Desta forma, busca-se, no caso da vacina de HPV Quadrivalente, prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais no sexo masculino, como também, reduzir a incidência do câncer de colo do útero e vulva nas mulheres, vez que os homens são um dos responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras. A vacina também trabalhará na prevenção do câncer de boca, orofaringe, além de verrugas genitais em ambos os sexos.

Durante o primeiro ano, a vacina de HPV será disponibilizada para a faixa etária de 12 a 13 anos de idade (sendo ampliada gradativamente para meninos até nove anos), considerando o intervalo de zero a seis meses. Contudo, para as pessoas do sexo masculino vivendo com HIV/Aids, entre nove e vinte e seis anos, deverão receber a vacina, dentro do esquema das três doses (0, 2 e 6 meses).

Se tratando da vacina meningocócica C, as recentes constatações da ausência de títulos de anticorpos protetores poucos anos após a vacinação de lactantes e crianças mais novas, onde não é esperado a ocorrência imediata do importante efeito da proteção de rebanho, enfatizaram a necessidade de realizar uma revisão das atuais políticas de saúde pública.

Assim, foram desenvolvidas novas estratégias de imunização, onde foram incorporados os adolescentes no programa de vacinação para a meningite C, com o intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe. A vacina será disponibilizada para ambos os sexos, entre a faixa etária de 12 a 13 anos de idade, considerando um reforço ou dose única de acordo com a situação vacinal.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!