sexta-feira, novembro 11, 2016

Como o WhatsApp salvou clube da Série B da derrota

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um jogador impedir um revés de um determinado time é comum, assim como um técnico através de uma substituição ou até mesmo um árbitro após um erro. Mas você já
viu um aplicativo de celular ajudar um clube a não sair de campo derrotado? Pois é. Isso aconteceu com o Bragantino, que empatou com o Joinville por 1 a 1, na última terça-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

O atacante Jael, capitão do clube catarinense, teve duas chances para garantir a vitória da sua equipe. Ambas em cobranças de pênaltis. Porém, lá estava o goleiro Renan Rocha, que, auxiliado por vídeos do Whatsapp, fez as defesas e garantiu o ponto ao Massa Bruta. O camisa 1 brilhou nas penalidades graças a uma colaboração da comissão técnica alvinegra.

Rafael Cotta, auxiliar-técnico e analista de desempenho do Bragantino, é o responsável por passar todas as características dos adversários para os atletas. "O Jael só cobrou um pênalti pelo Joinville até o nosso jogo. Então, eu busquei penalidades em outros clubes e coloquei quatro pênaltis. Eu sempre passo isso para os goleiros. Os vídeos são curtos, de 30 segundos”, disse ao Portal da Band.

O atacante do Joinville teve duas oportunidades de garantir o gol da vitória quando o jogo estava 1 a 1. A primeira, aos 37 minutos do segundo tempo, e a segunda logo depois, aos 42. O goleiro da equipe de Bragança Paulista brilhou nas duas. "Na hora do primeiro pênalti, eu pensei: 'ele vai pegar'. Ele esperou e o Jael bateu no meio. O goleiro reserva até me agradeceu depois. Para defender o segundo, o Renan fez uma outra pesquisa. Eu até comentei no banco que o Jael ia mudar o lado, e o Renan acertou”, comemorou Cotta.

Ao contrário de outros clubes que contam com três ou quatro profissionais apenas para realizar a análise de desempenho das equipes, no Bragantino é Rafael que faz o trabalho. Ele explicou o procedimento que faz para os jogos.

"Fazemos trabalhos com vídeos. Tanto do nosso time quanto do adversário. Nós pegamos o que trabalhamos durante o jogo e deu certo, individualmente e coletivamente. Em relação ao adversário, nós fazemos uma análise de movimento, como se posiciona, como ataca, por onde ataca mais...", contou.

Não apenas os trabalhos coletivos são prioridades de Rafael Cotta. Ele também faz questão de ressaltar a parte individual. “Estudamos, por exemplo, o que um atacante adversário faz na frente do goleiro, quem tem característica de finalizar de longe, para onde um jogador dribla mais. Tudo sobre os atletas”, concluiu.

A três partidas do fim da competição, o Bragantino, agora comandado por Estevam Soares, luta para não ser rebaixado. Com cinco pontos a menos que o Oeste, o primeiro clube fora do Z-4, a equipe de Bragança Paulista precisa vencer os seus jogos e torcer por uma combinação de resultados para não cair.

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!