terça-feira, agosto 11, 2015

Natal ganha primeira torre de cobertura sustentável para telefonia celular no RN‏

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, em companhia do secretário municipal de Turismo, Fred Queiroz, participou na tarde da última sexta-feira (7) da
instalação do primeiro biosite (antena) da operadora TIM no Rio Grande do Norte. O equipamento, de 18 metros de altura, faz parte do projeto de cobertura sustentável da empresa e foi instalado na área do hotel Vila do Mar, na Via Costeira, um dos pontos turísticos de grande concentração de pessoas que visitam a cidade.

“A TIM está de parabéns pela iniciativa de modernizar e avançar. Trata-se de um equipamento moderno, que não agride a estética da cidade e melhora um serviço que é essencial ao cidadão”, definiu Carlos Eduardo. O evento contou também com as presenças dos executivos da TIM, Leandro Guerra, Diretor de Relações Institucionais; Douglas Soares, Gerente de Operações de Rede para o Norte e Nordeste; Sergio Brasilis, executivo de Relações Institucionais; e Daniel Moreira, diretor de Vendas para o Nordeste.

A instalação do biosite é mais rápida e menos burocrática que as antenas tradicionais, já que o tempo de licenciamento é reduzido e não esbarra nos impasses decorrentes de legislações municipais, que dificultam a instalação de torres necessárias para atender à população. Em Natal, a implantação da nova solução foi possível a partir de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que constatou a viabilidade do projeto e aprovou a utilização do equipamento.

“A visão de inovação da TIM e o engajamento da Semurb foram dois aspectos fundamentais para viabilizar, em curto prazo, a implantação do primeiro biosite em Natal. A Secretaria compreendeu a importância para a população e a necessidade de se dispensar um tratamento diferenciado em relação ao licenciamento deste tipo de solução”, ressaltou o diretor de Relações Institucionais da TIM, Leandro Guerra.

A principal função do biosite é possibilitar a ampliação da cobertura de dados (3G) em áreas conhecidas como de sombra (pontos onde as Estações Rádio Base – antenas tradicionais – têm dificuldade de alcançar) ou de grande de volume de tráfego de dados. O equipamento foi desenvolvido e patenteado pela TIM, conta com tecnologia 100% nacional e tem aparência praticamente igual à de um poste de iluminação, o que causa menor impacto urbanístico.

A ideia é que a TIM instale outro equipamento na capital potiguar ainda este ano, na área da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O primeiro biosite da TIM no país foi inaugurado em Curitiba, em junho de 2014, durante a copa do mundo. Atualmente, além de Natal, outras capitais como Recife, Manaus, Rio de Janeiro, São Luís e Brasília já foram contemplados com a novidade. Na região Nordeste, a companhia também entregará a solução em Maceió e Salvador. Até o final deste ano, mais de 300 equipamentos devem estar em pleno funcionamento no Brasil.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!