terça-feira, agosto 11, 2015

CPI marca depoimentos de Del Nero e Teixeira e chama até Dunga e Pelé

O senador Romário (PSB-RJ) protocolou no Senado o pedido de abertura da CPIA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol publicou nesta terça-feira (11) o plano de ação para apurar denúncias que
acabaram com a prisão de dirigentes por todo mundo, entre eles, de José Maria Marin, então vice- presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O cronograma divulgado em documento oficial agenda um depoimento de Ricardo Teixeira, ex-presidente da entidade, para o dia 27 de outubro. Na semana seguinte, o convocado será o atual mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero.

Além dos dois dirigentes, o documento prevê depoimentos até de Pelé, no dia 8 de setembro, de Zico, no dia 15, de ex-jogadores, como Cafu, Ricardo Rocha e Carlos Alberto Torres, no dia 22, e de treinadores, como Felipão, Dunga e Carlos Alberto Parreira, no dia 29. Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, e Manoel Flores, que gerencia competições, também foram convocados. 

Os presidentes do Palmeiras, Paulo Nobre, do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, do Vasco, Eurico Miranda, do Grêmio, Romildo Bolzan, do Sport, João Martorelli, e do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, também foram convocados para prestar depoimentos no dia 25 de agosto. Uma semana antes, foram chamados os presidentes das federações estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A CPI será composta por onze membros titulares e sete suplentes e vai investigar a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA 2014, especialmente para apurar possíveis irregularidades em contratos feitos para a realização de partidas da seleção brasileira e de campeonatos organizados pela entidade, assim como para a realização da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil.

O documento foi elaborado e assinado por Romário e Romero Jucá, que são, respectivamente, presidente e relator da CPI. Eles ressaltam que poderão "receber informações quanto à atuação do FBI na FIFA e suas conexões com o Brasil; às informações obtidas por CPIs anteriores, conexas ao tema; aos dados obtidos pelos órgãos suíços responsáveis pela apuração do escândalo de corrupção na FIFA". 

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!