quinta-feira, novembro 20, 2014

Sesap confirma notificação de um caso suspeito de chikungunya em Mossoró

Febre é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) notificou um caso suspeito da febre chikungunya em Mossoró, que é uma doença viral parecida com a dengue, que causa
fortes dores nas articulações. Em todo o Rio Grande do Norte, foram 25 notificações da doença, no entanto até o momento não houve nenhum caso confirmado. 
Os exames dos casos suspeitos foram encaminhados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), laboratório referência para a confirmação da febre chikungunya. Das 25 notificações da doença, 12 casos já foram descartados e o restante, incluindo o caso em Mossoró, ainda aguarda o resultado da confirmação ou não da suspeita. 
A Sesap, através da assessoria de comunicação, informa que as notificações não significam dizer que o vírus da doença já esteja presente no Estado. "Com o surgimento da febre chikungunya e a confirmação de casos em estados do Nordeste, a Sesap orientou aos profissionais de saúde a terem um maior cuidado com pacientes com sintomas parecidos com a chikungunya", esclarece.
E complementa: "Assim, por ser uma doença nova, quando chega um paciente com febre alta e repentina, dores nas articulações, manchas avermelhadas na pele, os profissionais da saúde notifica o caso e solicita o exame de confirmação da febre chikungunya. Esse é um procedimento normal e atende às recomendações do Ministério da Saúde. Mas reforço que até agora não houve nenhum caso confirmado da doença no Estado", frisa a assessoria de comunicação. 
A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no acometimento das articulações. O vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Assim como a dengue, a melhor maneira de evitar a doença é a prevenção. E pelo fato do agente transmissor ser o mesmo em ambas as doenças, a forma de prevenção é a mesma: eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, não deixando água parada. 
De acordo com a Sesap, a participação da sociedade é fundamental para evitar a proliferação da doença. "É importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo, não deixar água acumulada em vasilhas e recipientes. É preciso tomar os mesmos cuidados para evitar a dengue", orienta a Sesap.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!