segunda-feira, março 17, 2014

Paris fala em uso da força contra Rússia "caso ultrapassem certos limites"

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, declarou nesta segunda-feira (17) que será necessário recorrer à força contra a Rússia "caso sejam ultrapassados certos limites" na
crise da Ucrânia.

Perguntado pelo canal de TV "TF1" sobre as consequências que teria para Moscou anexar a região oriental ucraniana de Donetsk, o chefe da diplomacia francesa disse que seria preciso aumentar a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin.

"Por um lado, aumentaríamos mais as sanções, o que pode afetar a economia, o coração da maquinaria russa. Em segundo lugar, caso sejam ultrapassados certos limites, haveria reações incluindo a força. A Ucrânia já decidiu com a mobilização popular, não podemos permitir certas coisas", afirmou Fabius.

A respeito da decisão adotada hoje pela União Europeia (UE) de restringir os vistos e congelar os bens em território comunitário de 13 russos e oito ucranianos que o bloco considera responsáveis pela instabilidade na região, Fabius indicou que neste momento estão "no segundo grau de sanções" e que poderia se passar ao terceiro, se a Rússia não mudar de atitude.

Nesse caso, Fabius assinalou que Paris poderia romper o contrato assinado por Moscou para a venda de dois navios de guerra porta-helicópteros Mistral que estão sendo construídos em estaleiros franceses.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!