quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Ursap pretende imunizar 12.400 meninas contra o vírus HPV na região Oeste

Vacinação será iniciada no próximo dia 10A partir do dia 10 de março, a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Imunização, em parceria com as Secretarias
Municipais de Saúde, realizará a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).
A vacinação contra o HPV é uma prevenção do câncer do colo do útero. A vacina não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau ou o uso de preservativos. Objetivo da campanha é vacinar 80% da população- alvo formada por 15.541 de meninas dos vinte e seis municípios da II Ursap. Segundo o responsável pela logística do Programa de Imunização da II Ursap, Jorge Mota, a vacina vai estar disponível para os municípios a partir do dia 27 de fevereiro.
“A vacinação conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero possibilitará, nas próximas décadas, prevenir esta doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil”, disse a técnica do Programa de Imunização da II Ursap, Lucinete Almeida.
O HPV atualmente é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. O principal público-alvo da vacinação serão meninas entre 11 e 13 anos de idade. A eficácia da vacina é de 98,8% contra o câncer de colo de útero. A vacina estará disponível nos postos de saúde da rede pública e também nas escolas públicas e privadas. A 1ª dose será administrada nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas públicas e privadas, quando as adolescentes serão orientadas a receberem a 2ª dose. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.

HPV E CÂNCER 
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
“Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. O intervalo é de 6 meses entre a 1ª e a 2ª doses e a realização da 3ª dose após cinco anos gera resposta imunológica mais robusta.
A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus”, informa a coordenadora do Programa de Imunização da II Ursap, Milene Pinto Rosado.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!