quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Ministro do Interior da Ucrânia dissolve tropa de choque da polícia

Policiais mantêm guarda em bloqueio feito por manifestantes em via de Kiev nesta segunda-feira (3) (Foto: Aris Messinis/AFP)O ministro interino do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, anunciou nesta quarta-feira (26) a dissolução da tropa de choque da polícia, os 'Berkut' ('Águia'), utilizada na
repressão dos protestos populares que provocaram a queda do regime de Viktor Yanukovich.
Foram os confrontos contra os Berkut que resultaram na maior parte das mortes ocorridas durante os protestos na Ucrânia - foram 82 mortes e quase 700 feridos.
"Os 'Berkut' não existem mais. Assinei a ordem Nº 144, com data de 25 de fevereiro de 2014, para a liquidação das unidades especiais da tropa de choque da polícia 'Berkut'', escreveu durante a madrugada o responsável interino de Interior em seu perfil do Facebook.
Avakov antecipou que no decorrer do dia de hoje oferecerá uma entrevista com a imprensa para explicar os detalhes e alcances dessa decisão.
O partido nacionalista Svoboda (Liberdade) tinha apresentado no último domingo um projeto de lei para dissolver a tropa de choque.
No final do ano passado os destacamentos 'Berkut', que não têm um comando unificado, mas são subordinados às delegações regionais do Ministério do Interior, contavam com 4 mil efetivos.
Os 'Berkut', conhecidos como 'boinas vermelhas', foram criados em 1992 sobre a base das forças especiais da polícia da Ucrânia soviética.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!