terça-feira, fevereiro 18, 2014

Fla cobra da CBF lista de atletas irregulares no Brasileiro

Após perder pontos no Brasileiro-2013, o Flamengo exige uma revisão do regulamento de competições da CBF para incluir
uma lista oficial com todos os jogadores regulares. Ainda quer uma gradação da pena por uso de atletas sem condição. Essas medidas são discutidas em grupo de clubes da Série A encarregado de propor mudanças nas regras do Nacional.

Pelo modelo atual, é inteira responsabilidade dos times verificar quem são os atletas que não podem atuar. A confederação até tem um BID (Boletim Informativo Diário) on-line, mas não é atualizado de forma instantânea, nem tem valor oficial. Sem isso, Flamengo e Portuguesa escalaram André Santos e Heverton que estavam suspensos e a Justiça Desportiva lhes tirou pontos no Brasileiro.

O caso foi a Justiça comum com ações de torcedores. Para evitar isso, a CBF quer um pacto dos clubes contra processos no judiciário. O time da Gávea só topa, no entanto, se houver alterações nos regulamentos como discutido no Conselho Técnico da Série A.

“Tem que aprovar as mudanças no regulamento. (A lista de atletas regulares da CBF) É uma das possibilidades. Seria on-line e poderia ser verificado pelos clubes. A Federação Paulista de Futebol já faz, então, dá para fazer. Isso é fundamental'', afirmou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo ao blog.

A CBF sempre foi resistente a ter uma lista oficial de atletas regulares. Alega que é difícil fazer a relação e torna-la confiável.

Outra proposta discutida pelo Flamengo é a redução da pena pelo uso de atleta irregular em certos casos. Essa sanção é prevista no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que tira três pontos mais os obtidos no jogo.

“Poderia haver uma gradação de penas diante de um cochilo (do clube). Assim, se poderia avaliar o grau de dolo do clube'', analisou Bandeira de Melo, que faz parte da comissão que estuda as mudanças no regulamento de competições da CBF.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!