sábado, outubro 05, 2013

'Vem, estudante', diz policial em vídeo de confronto na Câmara de Natal


Presa por desacato no protesto ocorrido na Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira (1), a jornalista Catarina Santos divulgou imagens nas quais policiais militares agridem manifestantes. Ao ter a identificação pedida, um PM usa palavras de baixo calão para negar o pedido. "Está no olho do seu c..., sua nojenta", diz. Em outro momento, balançando um tonfa - tipo de bastão - e segurando um spray de pimenta, um policial afirma: "Você não é estudante? Vem, vem. Bora, estudante".

Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, que cobre a área da zona Leste, o coronel Klecius Bandeira preferiu não comentar a ação por não ter visto as imagens. "Não vi nenhum vídeo e não posso comentar. Quando cheguei ao local a situação já estava normalizada e três pessoas estavam presas", explica. Sobre a identificação dos policiais, o comandante explica que a orientação é usar, porém quando os PMs colocam o colete, o nome fica encoberto.

Autuada por desacato a autoridade, Catarina Santos está com audiência marcada para a próxima quarta-feira (9) no Juizado Espacial Criminal, no bairro da Ribeira, zona Leste da capital potiguar. "Foi alegado desacato porque eu pedia a idenficação dos policiais. Fui presa sem saber o motivo. Estava usando a câmera para registrar a situação e evitar mais truculência da polícia", afirma Catarina, que é esdutante de Psicologia Social, mas trabalha como jornalista em um veículo de comunicação de Natal.

A jornalista afirma que vai tomar medidas judiciais em relação ao abuso de poder dos policiais. No dia da audiência, Catarina conta que está sendo organizado um ato contra a criminalização dos movimentos sociais e repressão policial, machismo na PM e agressão a mulheres, e criminalização de mídias alternativas.

Quebra-quebra

Houve confronto entre guardas legislativos, policiais militares e manifestantes durante esta na Câmara Municipal. A confusão terminou com dois detidos - um homem e uma mulher -, e um adolescente apreendido. Além disso, algumas pessoas ficaram feridas e um carro da PM foi danificado. Um vídeo gravado por um dos manifestantes mostra as cenas do confronto (veja o vídeo ao lado).

A manifestação pedia a aprovação do projeto de lei que institui a lei do passe livre para estudantes no transporte público da capital potiguar. Os vereadores aprovaram o projeto na quarta-feira (2) em primeira discussão. A segunda votação está prevista para acontecer na próxima terça-feira (8).

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!