sexta-feira, junho 14, 2013

Sesap implanta Classificação de Risco em três hospitais do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá promover o Curso de Classificação de Risco de Manchester, voltado para profissionais que atuam na porta de entrada de urgência e emergência dos Pronto-Socorros dos hospitais: Monsenhor Walfredo Gurgel, José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e Deoclécio Marques (Parnamirim).

A Aula Inaugural será aberta a todos os servidores de unidades públicas de saúde e tem como objetivo divulgar o Sistema de Manchester de Classificação de Risco e promover a compreensão da importância desta classificação nas portas de entrada das urgências. A Aula será realizada dia 17, às 18 horas, no Auditório da UnP, na Avenida Floriano Peixoto, 295, bairro Petrópolis.

O Protocolo de Classificação de Risco de Manchester será implantado nas portas de entrada de urgência e emergência dos três Pronto-Socorros com objetivo de melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes. “A implementação do Protocolo tem importância primordial para a melhoria dos atendimentos na Rede de Urgência e Emergência do nosso Estado”, explica Camila Costa, Coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência da Sesap.

O título da aula inaugural será “Conhecendo o Protocolo Manchester”, um termo que denomina, através dos sintomas, a classificação dos doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. Aos doentes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha (atendimento imediato). Os casos muito urgentes recebem a cor laranja. As situações de urgência recebem a cor amarela. As cores verde e azul são as de menor gravidade.

O Protocolo recebeu este nome porque foi aplicado pela primeira vez em 1997 na cidade britânica de Manchester. Desde então, vem sendo utilizado em outros países da Europa como Espanha, Holanda, Alemanha e Suécia.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!