quinta-feira, junho 13, 2013

Portuguesa vence, sai da zona de rebaixamento e impede Flu de liderar

Portuguesa2x1Fluminense

A Portuguesa sofreu, foi pressionada, mas conseguiu sua primeira vitória no Brasileirão na noite desta quarta-feira, ao derrotar o Fluminense por 2 a 1 no estádio do Canindé. O time carioca foi melhor durante grande parte do tempo, mas não marcou e perdeu a chance de liderar o torneio durante a pausa da Copa das Confederações. O triunfo tira a equipe paulista da zona de rebaixamento, agora na 12ª posição, com seis pontos. O Fluminense se mantém em 4º, com nove pontos.

Souza, ex-jogador do Fluminense, abriu o placar num dos únicos chutes da Portuguesa no primeiro tempo. Rafael Sobis, em ótima cobrança de falta com efeito, deixou tudo igual ainda na primeira etapa. O time das Laranjeiras era melhor após o intervalo, mas não marcou quando teve a oportunidade e acabou sofrendo gol de cabeça de Diogo. Sem forças para reagir, conheceu sua segunda derrota no torneio.

Assim como na virada sobre o Goiás, no último domingo, o Fluminense foi a campo com 13 desfalques para enfrentar a Portuguesa no Canindé. A única mudança em relação ao jogo passado foi a entrada de Samuel na vaga de Rhayner, suspenso. O jogo começou em ritmo lento, com erros de passe dos dois lados e poucas chances de gol. O time das Laranjeiras tinha mais posse de bola, enquanto a equipe paulista aguardava para sair em velocidade no contra-ataque.

A Portuguesa, porém, mostrou eficiência. No primeiro chute que deu a gol, justamente dos pés de um ex-tricolor, saiu na frente do placar. Aos 22min, o meia Souza recebeu na intermediaria, fintou Diguinho e chutou forte no canto direito, sem chances para Ricardo Berna. O Fluminense seguiu com mais controle da bola, mas tinha dificuldades em fazer a ligação do meio-campo com o ataque e nas jogadas de linha de fundo.

Se não conseguiu chegar com a bola rolando, o Fluminense aproveitou o momento inspirado de Rafael Sobis e a bola parada. O camisa 23 cobrou falta de longe, a bola mudou de direção no caminho e enganou o goleiro Gledson aos 37min. O jogo ganhou mais emoção. Na sequência, o próprio Sobis quase virou de cabeça. A Portuguesa também teve grande chance aos 40min, com Luis Ricardo, que invadiu a área e chutou para fora. Mas os times foram para o intervalo com a igualdade no placar.

As equipes voltaram com a mesma formação para o segundo tempo. O Fluminense exercia mais pressão, jogando no campo de defesa do adversário. Tentando melhorar a organização das jogadas, Abel Braga tirou o atacante Biro-Biro, apagado, para a entrada do meia Eduardo. A Portuguesa se segurava atrás espreitando algum erro do adversário. Carlinhos, aos 16min, teve boa chance dentro da área, mas bateu fraco para o gol.

O jogo acabou caindo de ritmo por alguns erros de passe, faltas e confusões. O técnico Abel Braga tentou dar mais força ofensiva ao time carioca colocando o jovem Denílson, herói contra o Goiás, na vaga de Wagner. O domínio do Fluminense, porém, não foi transformado em gol. Ao invés disso, a Portuguesa foi para cima quando teve espaço e surpreendeu. Rogério cruzou da esquerda, e Diogo se antecipou à zaga para marcar de cabeça o gol da vitória.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!