quinta-feira, junho 13, 2013

PILOTO DA CUP MORRE APÓS ACIDENTE EM OVAL DE TERRA NA COSTA LESTE DOS EUA

Richmond, 2004: última vitória de Leffler na Nationwide (Foto: Wade Payne/AP)O piloto da Sprint Cup, Jason Leffler, morreu na noite da última quarta-feira após sofrer grave acidente durante uma prova de dirt car no oval de terra de Bridgeport, em Nova Jersey, costa leste dos Estados Unidos.

Leffler, 37, bateu seu 410 Sprint Car por volta das 20h30 (horário local) numa mureta e foi levado às pressas de helicóptero ao Crozer-Chester Medical Centre, em Upland, a 12 km do circuito. Cerca de 90 minutos depois, a morte do piloto foi confirmada pela polícia de Nova Jersey.

Imediatamente, a direção do oval de Bridgeport suspendeu a programação de corridas – disputava-se um evento regional que concederia prêmio de US$ 7 mil (cerca de R$ 15 mil) ao vencedor.

“A Nascar estende seus pensamentos, orações e condolências à família de Jason Leffler, que faleceu no início desta noite. Por mais de uma década, Jason foi um feroz competidor no nosso esporte e fará falta”, disse, em comunicado, a organização da Nascar.

Jason Leffler deixou um filho de cinco anos, Charlie (Foto: Phelan M. Ebenhack/AP)Nascido em 16 de setembro de 1975, em Long Beach, na Califórnia, Leffler disputou 423 provas nas três classes da Nascar, mas obteve mais sucesso na Nationwide. Na categoria intermediária, conquistou duas vitórias e terminou 107 vezes entre os dez primeiros no período de 1999 a 2012.

Na Sprint Cup, faturou uma pole com a Chip Ganassi no Kansas, em sua temporada de estreia – 2001 –, e na sequência se transferiu para o time de Humphrey Smith.

Sua última prova aconteceu em Pocono, no último domingo. Ele completou oito giros no Camry #19 da equipe Humphrey Smith e recolheu aos boxes – no método chamado de start-and-park, onde o piloto estaciona o carro após poucas voltas para evitar despesas com técnica e contratação de pessoal.

Leffler também disputou três provas na IRL em 1999 e 2000 pela equipe Treadway e participou das 500 Milhas de Indianápolis em 2000.

“Estamos muito tristes com o falecimento de Jason Leffler. Foi um dos pilotos mais versáteis da América e mostrou seu talento ao competir nas 500 Milhas e na Brickyard 400 no Indianapolis Motor Speedway durante a carreira inteira”, declarou o diretor do circuito Doug Boles.

“Ele também apresentou as habilidades que lhe ajudariam a alcançar o nível mais alto do esporte ao vencer quatro séries nacionais da Usac ao ganhar provas em todas as pistas do Centro-Oeste. Jason foi um cara fantástico que sempre teve tempo para todos. Nossas mais profundas condolências à família inteira dele, à equipe e aos fãs.”

Apelidado de “lefTurn”, Leffler deixa um filho de cinco anos, Charlie Dean.

Destroços do carro de Leffler em Bridgeport (Foto: Reprodução/Twitter Christopher Taitt)

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!