quinta-feira, junho 13, 2013

Embrapa promove Plano Brasil sem Miséria

A Embrapa Agroindústria Tropical está realizando em Pau dos Ferros o seminário para discutir o projeto as “Inovações em unidades de produção familiar: alternativas para inserção socioeconômica de famílias do território do Alto Oeste Potiguar – RN”. O encontro iniciado ontem (12) será concluído hoje, com a apresentação das propostas para o segundo semestre de 2013. O evento está sendo realizado no Auditório Antônio de Farias Capistrano, Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN) de Pau dos Ferros, e conta com a participação de agricultores, prefeituras parceiras, secretários de agricultura e técnicos.
De acordo com Simone Cabral, coordenadora da Embrapa e responsável apela apresentação do projeto na região do Alto Oeste Potiguar, este projeto faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e tem como objetivo nivelar os participantes para a construção do Plano de Atividades para 2013. “Vamos discutir soluções para melhor o desenvolvimento da agricultura familiar com base na disponibilidade de cada participante, onde serão apresentadas e demonstradas diversas tecnologias voltadas para o pequeno produtor, com a utilização de técnicas e equipamentos destinados ao processamento de sementes, saneamento básico rural, à esterilização de solo sem o uso de produtos químicos e pulverizadores concebidos para otimizar a aplicação de pesticidas . Além dessas, também será apresentado o processo de produções integradas”, destaca. Ao todo, segundo ela, serão beneficiadas 880 famílias nos municípios participantes.

Governo lança programa Sanear RN
Será lançado nesta sexta-feira (14) o programa Sanear RN, uma ação de governo que tem o objetivo de dar um grande salto no sentido de universalização do saneamento urbano estadual, com impactos importantes sobre a saúde da população, a qualidade de vida, o meio ambiente e o turismo. É a maior ação de saneamento da história do RN. Mais de 1,5 milhão de potiguares serão beneficiados em todo o Estado. O lançamento será às 10h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles, no Centro Administrativo.
Realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo Federal, o Sanear RN representa um investimento total de 1,4 bilhão de reais, em obras de saneamento, incluindo abastecimento d´água e esgotamento sanitário.
Nesta solenidade serão apresentadas apenas as obras referentes ao esgotamento sanitário, que estão sendo executadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Estão sendo investidos 940 milhões de reais, para implantação de 1.600Km de redes coletoras em 18 municípios do RN, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. Obras já estão em andamento em: Natal, Areia Branca, João Câmara, Assú, Goianinha, Jardim de Piranhas, Mossoró, Nova Cruz, Pium, Cotovelo e Pirangi, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, Pipa, Tibau do Sul, Parelhas, São Paulo do Potengi e Caicó.
Com o Sanear RN, o acesso ao esgotamento sanitário em todo o Estado vai sair dos atuais 27,6% para atender a 80% da população, até 2015.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!