quinta-feira, junho 13, 2013

Meninos da Vila ofuscam Ronaldinho, Santos vence Atlético e deixa zona de rebaixamento

Santos1x0Atlético-MG

Com Ronaldinho Gaúcho bastante “apagado” na partida, a nova geração de Meninos da Vila conquistou a primeira vitória na temporada 2013. Nesta quarta-feira, o Santos venceu o Atlético-MG por 1 a 0, na Vila Belmiro, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol marcado pelo volante Cícero tira o Santos da “lanterna” e, inclusive, da zona de rebaixamento. O time santista sobe para 16ª colocação, com cinco pontos ganhos, e empurra justamente o Atlético para o Z-4, que cai para a 17ª posição, com quatro pontos.

O técnico Claudinei Oliveira barrou o volante Renê Júnior e escalou o Santos com quatro jogadores campeões sob o seu comando na Copa São Paulo de Futebol Júnior no início deste ano – Gustavo Henrique, Leandrinho, Pedro Castro e Neilton.

No segundo tempo, o treinador ainda promoveu a estreia de Léo Cittadini, mais um jovem campeão da Copinha. Cittadini também foi útil e uma jogada individual que provocou a expulsão do lateral direito Marcos Rocha, do Atlético.

A partida contra o Atlético-MG pode marcar a despedida de Claudinei Oliveira no comando da equipe principal do Santos. Isso porque o clube aguarda o treinador argentino Marcelo Bielsa nesse final de semana para apresentar as instalações do clube e discutir os últimos detalhes da negociação.

Após o duelo desta quarta-feira, Santos e Atlético-MG entram em recesso por causa da Copa das Confederações. A equipe santista volta a campo apenas no dia 7 de julho, diante do São Paulo, no Morumbi, pela sexta rodada do Brasileirão. Já o time mineiro encara o Newell´s Old Boys, da Argentina, pela semifinal da Copa Libertadores da América.

O Santos envolveu totalmente o Atlético-MG no primeiro tempo da partida. O técnico Claudinei Oliveira escalou o time no esquema 4-4-2, em formato conhecido como “quadrado” no futebol, com Arouca e Cícero de volantes, e Leandrinho e Pedro Castro na armação das jogadas.

Com a saída de Renê Júnior e a entrada de Leandrinho, Arouca passou a atuar mais recuado, posição de sua melhor fase no clube em 2010. A mudança de Claudinei deu certo, pois o time melhorou em relação a saída de bola. “Deu certo (função de primeiro volante), estou feliz por ajudar a equipe”, disse Arouca no intervalo do jogo.

No ataque, além de Willian José, a equipe santista apostava na velocidade de Neilton contra a dupla de zaga reserva do Atlético, formada por Rafael Marques e o veterano Gilberto Silva. A velocidade da nova geração de Meninos da Vila contra a lentidão dos zagueiros  favoreceu o time da casa.

No entanto, o Santos abriu o marcador com um gol de volante. Neilton driblou Victor, perdeu o ângulo e tocou para Léo. O lateral voltou a jogada para fora da área e encontrou Cícero que bateu rasteiro, de primeira, para fazer 1 a 0. Após o gol, o time santista perdeu duas boas oportunidades, com Neilton e Pedro Castro. Já o Atlético só assustou em um gol impedido de Richarlyson.

No segundo tempo, o Santos manteve o mesmo desempenho, mesmo com a melhora do Atlético. Porém, o time mineiro pecava nos passes e finalizações e não conseguiu empatar o jogo, que teve um segundo tempo quase sem jogadas de perigo, e terminou com a vitória santista por 1 a 0. No final da partida, o lateral direito Marcos Rocha ainda foi expulso após cometer falta em Léo Cittadini.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!