quarta-feira, março 14, 2012

RN já registrou 22 casos em 2012

 
O Rio Grande do Norte já registrou 22 casos de H1N1 só em 2012. Desses, sete foram confirmados e 10 descartados. Os outros aguardam análise em laboratório. Dos casos confirmados, quatro receberam alta e passam bem, dois continuam hospitalizados e um morreu.
Esses dados foram divulgados ontem pela subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), depois que uma mulher grávida do Ceará veio a óbito após contrair a doença. A mulher, de 27 anos, estava com quadro grave e insuficiência renal e, na semana passada, passou por um parto induzido, mas o feto estava morto. 
Desde esse acontecimento, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza realiza o acompanhamento e monitoramento dos familiares e das pessoas que tiveram contato com a grávida. Outra paciente com gripe A que também deu entrada grávida na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, na capital cearense, continua internada na UTI do hospital. A mulher de 21 anos mora no município de Beberibe e foi submetida a uma cesariana. O bebê prematuro está na UTI neonal.
No Rio Grande do Norte, de acordo com a equipe da Suvige, uma nota técnica foi enviada aos profissionais da Saúde - em especial aos pediatras - sobre a necessidade de intensificação da vigilância e monitoramento das doenças respiratórias agudas (resfriado, influenza e pneumonia). 
O alerta é para que, diante de casos hospitalizados com febre acima de 38°C, tosse ou dor de garganta e dispneia acompanhado ou não de manifestações gastrointestinais, seja solicitada a coleta de secreção, preferencialmente, até o 7° dia do início dos sintomas.
Desde 2009, trinta e dois hospitais em todo o Estado estão preparados e capacitados para receber os casos da doença. Somente em Natal, são 18 hospitais entre os da rede pública, privada e filantrópica que estão aptos a identificar os casos e tomar as providências necessárias. Os hospitais de referência no atendimento aos casos graves são o Giselda Trigueiro, para adultos, e o Maria Alice Fernandes, para as crianças.

CASO EM JARDIM DO SERIDÓ
Um novo caso de gripe A foi registrado no município de Jardim do Seridó. Uma mulher foi internada no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, mas o setor de Assistência Social não liberou os dados sobre ela.
Ontem, o deputado Vivaldo Costa tranquilizou a população do município, afirmando que não há motivo para desespero por causa da constatação de um caso da gripe suína naquela cidade.
Ele afirmou que entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que já tomou todas as providências de imediato para que a virose não se espalhe. "Estou fazendo o registro para tranquilizar os moradores de Jardim do Seridó e da região. Com um caso desses, as pessoas têm de tomar cuidados com a higiene, mas não é preciso entrar em desespero. A Secretaria de Saúde tomou providência e vai iniciar vacinação no próximo mês", afirmou.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!