domingo, março 25, 2012

Problemas estruturais prejudicam usuários da Central do Cidadão

 
A falta de estrutura do prédio que abriga a Central do Cidadão em Mossoró tem provocado uma série de problemas que afetam o funcionamento dos órgãos estaduais instalados no local, como o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) e o Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP-RN). Os usuários estão insatisfeitos com as dificuldades enfrentadas sempre que precisam utilizar os serviços. 
Os principais problemas são provocados pela falta de espaço adequado para o funcionamento dos diferentes órgãos. O prédio também não está dentro das normas de acessibilidade, dificultando não só o acesso de pessoas com alguma deficiência física, mas também de gestantes e idosos, principalmente quando necessitam de atendimento nos órgãos que funcionam no andar superior.
Os usuários também reclamam de constantes problemas na emissão do Registro Geral (RG), a carteira de Identidade. No mês de fevereiro deste ano, o Itep/RN passou mais de uma semana sem poder emitir o documento, devido à falta de cédulas. Agora, o órgão está sem emitir o documento há mais de duas semanas. 
Segundo a funcionária do Itep/RN Ivaneide de Medeiros Santos, as carteiras de Identidade não estão sendo emitidas porque o computador quebrou e foi levado para ser consertado em Natal e ainda não foi trazido de volta. 
Diariamente, o órgão emite cerca de 120 carteiras de Identidade e, desde que o equipamento apresentou o problema, está vazio.
A agricultora Maria de Fátima da Silva, que tem 56 anos e mora no assentamento Maisa, reclama da falta de informação sobre quando o órgão voltará a funcionar.
"Saí da Maisa cedo para vir aqui e sou informada que não tem como fazer o documento hoje. Eu não posso ficar vindo sempre porque cuido da minha mãe, que tem mais de 90 anos, e preciso desse documento para dar entrada no meu processo de aposentadoria. Agora não sei mais quando vou poder vir, e não sei se quando eu vier já vai estar funcionando, porque não me disseram quando voltaria o atendimento", reclama.
Já, a recepcionista Catiane Vale, de 24 anos, diz que está precisando tirar a segunda via da Identidade para poder tirar a Carteira de Habilitação e ainda não conseguiu por causa da demora para resolver o problema no equipamento. 
"Já liguei várias vezes e sempre eles me dão uma nova data. Pensei que iria ter problemas com o Detran, mas o problema por enquanto tem sido o Itep", afirma. 
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a Coordenadoria Estadual de Identificação do Itep/RN e recebeu a informação de que a pessoa responsável pelo setor estaria viajando. 
O gerente da Central do Cidadão em Mossoró, João Paulo, também não foi encontrado para falar sobre os problemas.

Problemas são constantes também no Detran-RN
Os usuários que necessitam dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) também reclamam das dificuldades encontradas na hora de serem atendidos. 
Os problemas estruturais são semelhantes aos vivenciados pelos demais órgãos que funcionam no local, como a falta de um espaço adequado para o funcionamento dos diferentes setores, a falta de acessibilidade, que dificulta o acesso tanto de pessoas com alguma deficiência física como de gestantes e idosos.
No entanto, apesar de todos esses problemas, o supervisor do Detran em Mossoró, Jáder Luiz Henrique, frisa que a maior dificuldade enfrentada pelo órgão é a falta de funcionários. Segundo o supervisor, o Detran na cidade funciona com o quadro de funcionários bastante reduzido. 
Atualmente, o órgão conta 44 funcionários, entre efetivos e cedidos, enquanto o número ideal para suprir a demanda crescente de atendimento seria o dobro.
"Para atender toda a nossa demanda seria necessário no mínimo dobrar o nosso número de funcionários, porque hoje o nosso atendimento está sobrecarregado", explica.
Jáder Luiz comenta que uma das medidas adotadas para tentar desafogar o atendimento na unidade do órgão em Mossoró será a contratação de oito estagiários do curso de Administração e um estagiário do curso de Direito. 
Em relação às constantes quedas do sistema do Detran na cidade, Jáder Luiz afirma que esse é um problema isolado, já que o sistema local é ligado ao nacional.
"Quanto ao problema no sistema do Detran, não temos muita coisa a fazer, já que não depende do órgão aqui no Estado. O sistema é nacional, e quando apresenta algum problema afeta o atendimento em todo o país", comenta o supervisor.

Mudança para nova sede ainda não tem data definida
Na tentativa de resolver os constantes problemas que afetam o atendimento dos órgãos que funcionam na Central do Cidadão em Mossoró, o Governo do Estado anunciou sua transferência para as instalações do Terminal Rodoviário de Mossoró, oficialmente conhecido como Rodoviária Diran Ramos do Amaral, que foi inaugurada no ano de 1996, mas que se encontra em situação de abandono. 
De acordo com informações do coordenador estadual das Centrais do Cidadão, Nelson Mendonça, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) está trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), para agilizar a mudança para o prédio do terminal rodoviário, mas ainda não tem data definida. 
A secretária estadual da Infraestrutura, Kátia Maria Cardoso Pinto, explica que a secretaria está concluindo o orçamento da obra do Centro Administrativo integrado, que vai abrigar o Detran/RN, a Central do Cidadão e o Terminal Rodoviário. 
Segundo informações repassadas por Kátia Pinto, o levantamento do orçamento deve ser concluído entre os meses de abril e maio, e depois de concluído será iniciado o processo de licitação.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!