domingo, março 25, 2012

Pároco de Angicos aprova proposta de constituição de uma nova diocese no Estado

padre_severino_neto

ANGICOS - "Uma ótima ideia". Assim reagiu o padre Severino da Silva Neto, vigário titular da paróquia de São José, instalada na cidade de Angicos, região Central do Rio Grande do Norte, a iniciativa que está sendo encampada por grupos católicos da região do Vale do Açu e proximidades em defesa da criação de uma quarta diocese da Igreja Católica no Estado.
O sacerdote adiantou que já havia tido oportunidade de tratar do assunto. Contou que, ao ser designado para assumir a administração paroquial de Angicos abordou o tema numa conversa informal com o então arcebispo metropolitano dom Matias Patrício de Macedo.
"No dia em que eu vim assumir a paróquia (de Angicos), estava aqui com dom Matias e eu disse: 'Dom Matias, para o bem do povo de Deus, tem que se criar mais diocese nesta região'", relembrou padre Severino Neto.
Além de manter seu ponto de vista, o pároco angicano advoga que, pela dimensão da cidade e por sua localização geográfica, o Assú se configura no espaço físico ideal para abrigar a futura diocese. Ele registrou que, da mesma maneira de modo informal, já pôde conversar a respeito de tal reivindicação com o bispo dom Mariano Manzana.
"Eu disse a ele (dom Mariano) que uma das coisas que me deixa triste é sair de Angicos para Natal, percorrendo 170 quilômetros de distância, para participar de uma reunião do clero", observou o padre.
Segundo ele, este problema seria definitivamente resolvido com a implantação de uma diocese na cidade do Assú. "Infelizmente, não pudemos aprofundar a conversa", lamentou o pároco angicano. 
Padre recebeu comissão que defende projeto de expansão

O padre Severino Neto revelou que há três meses recebeu a visita de uma comissão pró-criação da diocese procedente de Assú com o objetivo de discutir a proposta de instalação da unidade.
"Eu dei meu total consentimento (à proposta). Quero dizer de público: contem comigo para esta empreitada", completou o vigário de Angicos.
Padre Severino Neto diz não ter a mínima dúvida de que o surgimento da diocese em Assú representará um grande benefício para todos os fiéis católicos da região e proximidades.
"Não há nenhuma dúvida de que o povo de Deus será melhor assistido", ressaltou.
Para ele, a arquidiocese de Natal poderia abrir mão de várias paróquias para possibilitar a constituição da nova diocese. Atitude idêntica pode ser adotada pela diocese de Mossoró.
Para ele, a nova diocese poderia ser composta pelas 12 paróquias que representam os 5º e 6º Zonais Regionais da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. "Repito: Quem vai ganhar com isso (a criação da diocese) é o povo de Deus", finalizou.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!