quinta-feira, junho 27, 2024

Homem é preso por roubar carro e obrigar vítima a fazer Pix em Natal

Durante as diligências, foi descoberto que o homem já havia sido preso em flagrante no Estado da Paraíba por outro crime. Foto: Polícia Civil


Um homem, de 30 anos, foi preso nesta quarta-feira (26), suspeito de roubar um carro e obrigar uma vítima que conduzia o veículo a realizar uma transferência bancária via Pix para uma conta indicada por ele. O crime aconteceu no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal, no dia 15 de abril de 2024.


Ele foi detido por policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV/Natal), com apoio da Polícia Penal do Estado da Paraíba.


De acordo com as investigações, o suspeito armado abordou a vítima que conduzia um veículo, modelo Fiat Strada, de cor prata e sob ameaça e violência, ele obrigou a vítima a desbloquear o celular e realizou uma transferência bancária via Pix. Além disso, o homem subtraiu o celular e o veículo da vítima antes de fugir do local.


Durante as diligências, foi descoberto que o homem já havia sido preso em flagrante no Estado da Paraíba por outro crime. Após a integração entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Penal da Paraíba, o mandado de prisão foi cumprido e o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Fonte: 98 FM

Leia Mais ››

Polícia Civil prende em Pau dos Ferros, investigado em uma série de roubos em Mossoró



Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros cumpriram, na tarde desta quarta-feira (26), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 23 anos, suspeito de praticar uma série de roubos na cidade de Mossoró.


O mandado foi expedido pela 4ª Vara Criminal da cidade e o foragido identificado como Erick Nathan, que possui uma extensa ficha criminal por diversos delitos e é membro de uma facção criminosa, foi localizado no município de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste.


Após a captura, ele foi encaminhado ao Complexo Penal Regional da cidade, onde permanece à disposição da Justiça.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Dois suspeitos de assalto morrem em confronto com a Polícia Militar em Areia Branca na Costa Potiguar



De acordo com informações do fiscal de operações do 12º Batalhão, Primeiro sargento Renixon, três criminosos em um carro Celta, praticaram um arrastão na Praia de São Cristovão em Areia Branca, onde subtraíram vários pertences das vítimas e durante a fuga, na já BR 110 sentido Mossoró, se depararam com uma guarnição da PM.


Houve perseguição e troca de tiros e no confronto dois assltantes foram baleados e socorridos pela própria PM para o hospital de Areia Branca, porém não resistiram a gravidade dos ferimentos. Nenhum policial ficou ferido.


Com os assaltantes foram apreendidos, um revolver calibre 38, uma escopeta calibre 12 com várias munições, além celulares, cartões de crédito, e outros pertences das vítimas. De acordo com o sargento, os criminosos ainda não foram identificados.


Um terceiro assaltante conseguiu fugir. De acordo com a Polícia Militar, o trio há vários dias, que vinha praticando assaltos na região de Areia Branca, principalmente nas praias daquela cidade. O material apreendido, será apresentado na Delegacia da Polícia Civil local.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Frentista é atropelada por carreta na BR 304 em frente a EBS em Mossoró. Vítima socorrida com vida



Um acidente de trânsito de natureza grave, foi registrado no início da manhã desta quinta-feira  27 de junho de 2024, na BR 304 em frente à empresa EBS  em Mossoró no Rio Grande do Norte. Segundo informações de testemunhas, o motorista de uma Carreta Baú, tentou realizar uma manobra e atropelou uma motociclsta.



A vítima é uma frentista, que seguia de moto para o trabalho, quando foi colhida pela carreta, que ficou atravessada na pista de rolamento, deixando o trânsito congestionado. Uma unidade de suposte avançado do Corpo de Bombeiros, foi acionada para atender a vítima.


Após os procedimentos iniciais realizados no local, a mulher foi conduzida ào Hospital Tarcísio Maia. Informações apontam que o estado de saúde dela é estável, mas será melhor avaliada com a equipe médica de plantão da unidade hospitalar.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Idoso morre atropelado por trator na zona rural de Mossoró

Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte RN (Itep) — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Um idoso morreu na manhã desta quinta-feira (27) em um acidente com o trator que ele conduzia na zona rural de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Aldeci Ferreira de Lima, de 76 anos.


De acordo com a Polícia Militar, o idoso estava no trator trabalhando em uma produção de silagem, e morreu atropelado ao tentar pular do veículo.


"Como a silagem é um pouco alta, provavelmente o trator desequilibrou, o motorista tentou pular e acabou sendo atropelado pelo veículo”, contou o Sargento Saldanha, do 2º Batalhão da PM.


O acidente aconteceu por volta das 11h em um local conhecido como sítio Arisco, no bairro Maísa.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) esteve no local para recolher o corpo e realizar a necropsia. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Mossoró (DHPP).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo do segundo adolescente vítima de afogamento em praia de Natal é encontrado

Corpo de segundo adolescente vítima de afogamento em praia de Natal é encontrado — Foto: Corpo de Bombeiros


O Corpo de Bombeiros localizou no final da manhã desta quinta-feira (27) o corpo do segundo adolescente que havia desaparecido na quarta-feira (26) nas águas da praia de Areia Preta, em Natal.


Nas buscas os bombeiros utilizaram motonáuticas, embarcações, mergulhadores e guarda-vidas nas praias de Miami e Areia Preta, além do apoio da aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).


O caso

Quatro adolescentes tomavam banho de mar na praia de Areia Preta na tarde desta quarta (26) quando três deles se afogaram.


Um deles foi resgatado com vida por surfistas. Outro foi retirado do mar pelos bombeiros, que chegaram a realizar procedimentos de reanimação com auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas ele não resistiu. O terceiro adolescente desapareceu nas águas e o corpo foi encontrado na manhã desta quinta.



Após o encontro do corpo, a Polícia Civil e o ITEP foram acionados para realizarem a perícia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça determina que governo do RN garanta funcionamento de UTI pediátrica do Hospital Maria Alice Fernandes

Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal Rio Grande do Norte RN Infantil — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


A juíza federal Gisele Maria da Silva Araújo Leite, da 4ª Vara Federal, determinou que o governo do Rio Grande do Norte adote medidas para garantir o funcionamento das UTIs pediátricas no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, em Natal.


A decisão foi motivada por uma denúncia da coordenação da UTI, que comunicou sobre a possibilidade de fechamento de leitos por falta de médicos para os plantões a partir do dia 29 de junho.


A denúncia gerou uma ação conjunta do Ministério Público do Estado, do Conselho Regional de Medicina (Cremern) e do Ministério Público Federal.


A juíza, portanto, determinou também que o governo do RN garantisse "o devido preenchimento da escala de plantão médico" nos dias: 29 de junho e 6, 7,11, 13, 20, 21,25 e 27 de julho.


A decisão liminar foi tomada no dia 21 de junho, mas se tornou de conhecimento público nesta quinta-feira (27).


Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do RN (Sesap) informou que a cooperativa contratada já sinalizou à direção do hospital que vai conseguir fazer o preenchimento da escala para o mês de julho.


Ação citava déficit de profissionais

No comunicado, a Coordenação da UTI do Maria Alice apontou que os profissionais enfrentavam uma jornada de trabalho de "sobrecarga excessiva devido ao déficit de profissionais".


A coordenação também relatou que a Secretaria de Saúde já havia se reunido com a Cooperativa com o fim de resolver a insuficiência de pediatras da unidade, mas sem êxito.


O Rio Grande do Norte conta atualmente com 43 leitos de terapia intensiva para crianças e 126 para recém-nascidos.


Ação cobra abertura de mais leitos infantis há 12 anos


Uma ação judicial aberta pelo Conselho Regional de Medicina (Cremern) há 12 anos cobra a abertura de mais leitos de UTI neonatal e pediátricos na rede pública do Rio Grande do Norte, de acordo com o crescimento da população.


Segundo a entidade, a oferta do serviço no estado segue abaixo da demanda.


Fonte: g1
Leia Mais ››

UFRN divulga novo calendário de aulas após fim da greve dos professores; veja datas

UFRN campus Central, Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou nesta quinta-feira (27) a correção do calendário de aulas para os anos de 2024 a 2025. O calendário foi corrigido após o fim da greve do professores, que durou 59 dias, no dia 20 de junho.


A atualização do documento visa possibilitar o cumprimento da carga horária dos componentes curriculares que estavam paralisados neste período, segundo a UFRN.


Entre as correções, estão, para o ano letivo de 2024:


Período 2024.1 - final adiado de 6 de julho para 31 de agosto de 2024, com recesso previsto de 2 a 13 de setembro de 2024;

Período 2024.2 - ocorre entre 16 de setembro de 2024 a 1° de fevereiro de 2025, com recesso de 3 de fevereiro de 2025 a 7 de março de 2025.

Já para o ano letivo de 2025:


Período 2025.1 - ocorre entre 17 de março e 26 de julho, com recesso de 28 de julho a 8 de agosto;

Período 2025.2 - ocorre entre 11 de agosto e 20 de dezembro.

Segundo a UFRN, além do período de aulas, houve reajustes em datas e prazos dos demais serviços, atividades e eventos da UFRN.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professor da UFRN é convidado para para a Academia organizadora do Oscar

Diretor Carlos Segundo é professor da UFRN — Foto: Redes sociais


O professor e diretor de cinema Carlos Segundo, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi convidado para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, instituição responsável pela organização do Oscar.


Além de Segundo, outros 7 brasileiros foram convidados, como a atriz Maeve Jinkings, que participou dos filmes Som ao Redor e Aquarius. A lista foi divulgada pela Academia na terça-feira (25), com 487 nomes de 57 países.


Carlos Segundo é diretor do filme potiguar Sideral, que entrou na pré-lista de indicados ao Oscar 2023 na categoria de "Melhores curta-metragens live-action" e que concorreu à Palma de Ouro, em Cannes.



Além disso, ele também dirigiu Big Bang, que entrou entre os 150 filmes pré-selecionados para o Oscar 2024.


O professor foi convidado para participar do grupo de profissionais que auxiliam na escolha dos filmes na área de animação.


"Esse é um convite muito simbólico para quem vem fazendo cinema na marra, na birra e no risco. Cinema independente que depende de uma galera", disse o professor em uma rede social.

O diretor ainda agradeceu a todos "que contribuem na ampliação do meu olhar e da minha sensibilidade com a arte e com a vida. Porque cinema e vida são duas coisas que estão intimamente conectadas à minha forma de existir".


O Departamento de Comunicação da UFRN comemorou a escolha do profissional. "Uma experiência importante que se soma a tantas notícias boas que ele já nos trouxe", disse nas redes sociais


Convidados brasileiros

Os outros sete brasileiros, que foram convidados para diferentes ramos, são:


Maeve Jinkings ("O som ao redor") - atores

Juliana Rojas ("As boas maneiras") - diretores

José Joffily ("Sinfonia de um homem comum" e "Quem matou Pixote?") - documentários

Jorge Bodansky ("Amazônia, a Nova Minamata?") - documentários

Plínio Profeta ("Medida provisória") - música

Renata de Almeida Magalhães ("O grande circo místico") - produtores

Tatiana Leite ("Regra 34") - produtores

Sideral: filme de Segundo


Filme 'Sideral' concorre à Palma de Ouro em Cannes — Foto: Divulgação


Sideral é um filme do diretor Carlos Segundo e foi filmado nas cidades de cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. O filme concorreu à Palma de Ouro, em Cannes, em 2021, e foi exibido no festival - se tornando o primeiro filme potiguar a conseguir esse feito.


Para entrar na pré-lista do Oscar, o filme potiguar venceu uma concorrência prévia de 200 filmes e passou a concorrer com outros 14 na fase final, que teve cinco indicados finais.


"Sideral" é uma ficção que se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos.



Com produção brasileira de Mariana Hardi e Pedro Fiuza, através da Casa da Praia Filmes, "Sideral" é um filme genuinamente natalense com equipe e elenco de profissionais potiguares, estrelado por Priscilla Vilela e Enio Cavalcante.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Barragem de Poço Branco, quarta maior do RN, volta a sangrar após 15 anos

Sangria da barragem de Poço Branco, no Rio Grande do Norte — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Quarto maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, a barragem de Poço Branco voltou a transbordar nesta quinta-feira (27) após 15 anos, na região do Agreste potiguar. Segundo o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), o açude tem capacidade de armazenar 136 milhões de metros cúbicos de água.


A última sangria do reservatório tinha acontecido em 2009. A água que sai do açude deverá percorrer o rio Ceará-Mirim e desaguar no mar em Extremoz. O cenário de fartura atraiu moradores do município e visitantes, já no início da manhã.


"Essa sangria é muito importante para a população. Nós temos 160 pescadores cadastrados, que vivem dessa barragem. Entre os agricultores, temos 16 km de extensão dentro de Poço Branco, onde mais de 400 famílias são beneficiadas, além da atrações de banhistas e visitantes", afirmou o secretário de agricultura do município, Mano Gás.


População assiste sangria da barragem de Poço Branco, no Rio Grande do Norte — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Para o aposentado José da Silva, mais conhecido como José Cacheado, que trabalhou na construção da barragem na década de 1960, o momento foi de emoção.


"A escavação da barragem foi feita toda através de jumentos, carregando barro pra fora. E depois de três anos a começou o trabalho da ensecadeira para depois fazer a parede principal", lembrou.


Membro do comitê da bacia hidrográfica do rio Ceará-Mirim, Pedro Venâncio relata que, na construção, a represa inundou a antiga cidade de Poço Branco e a cidade atual foi construída de forma planejada, inspirada em Brasília, que também estava em construção na época.


Pescador da barragem de Poço Branco, no Rio Grande do Norte — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


"Nossa barragem já foi a maior do Rio Grande do Norte. Hoje ela é a quarta mais e se a conclusão de Oiticica acontecer, a gente cai para a posição de quinta maior", disse.


A professora Sandra Ramos estava indo com o marido de Lagoa Salgada para João Câmara, mas desviou o caminho para conhecer a barragem.


"É lindo, muito grande a barragem. Os moradores estão encantados, há muito tempo não enchia. É benção de Deus. Água é benção", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo e servidores federais da educação assinam acordo para encerrar greve



O governo e entidades de servidores federais da educação assinaram nesta quinta-feira (27) um acordo para encerrar a greve nas universidades e institutos federais.


Os professores das universidades federais já haviam decidido no domingo (23) encerrar a greve nacional dos docentes, deflagrada em abril deste ano em instituições de ensino superior de todo o país.


Porém, o acordo só foi assinado com o Ministério da Gestão nesta quinta-feira.


Os técnicos administrativos das universidades ainda não haviam decidido a favor da proposta do governo. No entanto, essa categoria também se posicionou a favor do que o governo ofereceu e assinou o acordo.


Com isso, o Ministério da Gestão concluiu a negociação com docentes e técnicos administrativos das universidades e dos institutos federais. A expectativa é que as aulas comecem a ser retomadas a partir da próxima semana.


"A nossa previsão é que a partir da semana que vem as aulas já estejam reiniciadas sem nenhum tipo de problema, algumas vão ser a partir do dia 1º, dia 3, mas a gente acha que semana que vem, de fato, todas as entidades vão saindo de greve", disse a ministra da pasta, Esther Dweck.


A ministra também explicou que o modelo de reposição das aulas perdidas caberá a cada universidade e instituto federal.


"Eu acho que agora vai caber a cada universidade garantir a reposição das aulas, isso é muito importante. É claro, é um trabalho do MEC de garantir isso, não é do Ministério da Gestão. Mas a gente tem certeza que os docentes, os técnicos vão fazer todo o trabalho que eles precisam fazer para garantir que os alunos vão ter os seus cursos sendo bem atendidos", afirmou.


Reajuste

A proposta acatada pelos professores das universidades e institutos federais prevê a reestruturação da carreira, com ganhos de 9%, em janeiro de 2025; e 3,5%, em maio de 2026.


Para os técnicos das universidades e institutos federais, o reajuste ficou em 9% em 2025 e 5% em 2026.


Todas essas categorias também negociaram uma reestruturação de carreira, que deve elevar os ganhos ao longo dos anos.


Assinaram o acordo o Sindicato Nacional dos docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo estuda abrir novo prazo para programa que paga salário mínimo a trabalhadores do RS, diz ministro

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado


O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse nesta quinta-feira (27) que estuda abrir novamente o prazo para que empresas do Rio Grande do Sul entrem no programa que paga um auxílio a funcionários para evitar demissões no estado.


A medida, lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início do mês, prevê o pagamento de duas parcelas de um salário mínimo (R$ 1.412) cada diretamente ao trabalhador, no caso das empresas gaúchas que aderirem.


Os funcionários contemplados também não podem ser demitidos no prazo de quatro meses. Quando lançou o programa, o governo estimou um gasto de cerca de R$ 1 bilhão.


O prazo se encerrou nesta quarta-feira (26).


“Aparentemente [a adesão] ainda foi insuficiente. As federações, as entidades estão pedindo para a gente prorrogar. É possível que a gente encaminhe o pagamento a quem fez adesão até ontem e postergue para as novas adesões”, afirmou Marinho.

Segundo ele, quem entrar no programa depois também deve ter direito a duas parcelas.


Programa de auxílio

A primeira parcela a ser depositada para trabalhadores formais está prevista para o dia 8 de julho. O nome dado pelo governo é Programa Emergencial de Apoio Financeiro e atende a empresas atingidas pela calamidade nos municípios gaúchos.



A medida inclui estagiários e aprendizes, além de trabalhadores domésticos e pescadores artesanais.


As empresas que aderiram ao programa também não podem reduzir os salários dos funcionários. A previsão é que 430 mil profissionais sejam contemplados pela iniciativa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Taxação de compras de até US$ 50 exclui remédios e valerá a partir de 1º de agosto; governo regulamentará



O governo federal informou nesta quinta-feira (26) que a retomada da taxação de importações de até US$ 50 valerá a partir de 1º de agosto e que o imposto federal não incidirá sobre medicamentos comprados por pessoas físicas.


O presidente Lula sancionou nesta quinta a lei que estabelece a cobrança do imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50. Embora tenha sancionado, Lula era crítico da medida, que classificou como irracional.


Pela regra anterior, essas compras estavam sujeitas apenas à incidência do ICMS, um imposto estadual. O novo texto inclui no preço, antes do ICMS, um imposto de importação de 20% sobre o valor da compra.



"O que o presidente Lula quer é excluir os medicamentos porque tinha pessoa física importando medicamentos para alguns tipos de moléstias, de doenças. Então você exclui os medicamentos", afirmou o vice-presidente Geraldo Alckmin.


O texto será regulamentado nos próximos dias, segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.


O governo publicará uma medida provisória para estabelecer a data de 1º de agosto para cobrança da taxa de importação e para assegurar a isenção dos medicamentos.


"Do jeito que estava o texto, poderia suscitar uma dúvida se existiria a taxação para medicamentos que são importados por pessoas físicas. Vai sair uma medida provisória, publicada nesta sexta (28), que deixa claro que importação de medicamentos por pessoas físicas está isento de qualquer taxação adicional. Mantém as mesmas regras de isenção hoje", disse Padilha.


"A medida provisória deixa claro que a vigência é a partir de 1º de agosto. Isso permite a organização da Receita e a própria adaptação das plataformas para que tenha essa cobrança", completou o ministro.


A nova taxa

Desde agosto do ano passado, o governo vinha isentando as compras internacionais feitas na internet de até US$ 50. A medida foi implementada por uma portaria publicada em junho de 2023 pelo Ministério da Fazenda.


De acordo com as regras, as empresas que aderissem ao programa Remessa Conforme, da Receita Federal, e recolhessem o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), estariam isentas da cobrança.


Com a sanção do projeto, os produtos importados passarão em agosto a ser taxados duas vezes, com o novo imposto federal e com o ICMS. Serão cobradas duas alíquotas diferentes.


Uma de 20% sobre o valor de US$ 50.

E a outra de 60% sobre o valor excedente.

Na prática, será dado um desconto de US$ 20 para compras acima de US$ 50, de modo a abater a tributação dos primeiros US$ 50 de compra.


Numa compra de US$ 60, por exemplo hoje a taxa seria de US$ 36 (60%). Mas, a partir de agosto:


a taxa total passa a ser de US$ 16, porque será cobrada a taxa de 20% sobre a parcela inicial de US$ 50 (o que gera um imposto de US$ 10) e será cobrada a de 60% sobre o restante, de US$ 10 (o que gera um imposto de US$ 6).

No caso de uma compra de US$ 3 mil, o desconto final são os mesmos US$ 20, ao aplicar a taxa sobre o excedente acima de US$ 50.

Hoje em dia, essa compra pagaria um imposto de US$ 1.800. Com a nova regra, vai pagar US$ 1.780.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula sobe tom e critica quem investe prevendo alta do dólar: 'Quem estiver apostando em derivativo vai perder dinheiro'

O presidente Lula durante reunião do conselho de governo no Palácio do Planalto — Foto: Reprodução/Canal Gov


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom nas críticas, nesta quinta-feira (27), às perspectivas de investidores e do mercado financeiro sobre uma aposta no enfraquecimento do real e em uma piora da economia brasileira – que se reflete em preços de ativos do mercado financeiro (como dolar, bolsa de valores e juros futuros).


"Eu queria dizer para você, Haddad, pode ter certeza: quem estiver apostando em derivativo vai perder dinheiro nesse país. Vai perder dinheiro nesse país. As pessoas não podem ficar apostando no fortalecimento do dólar no enfraquecimento do real", declarou.

"Eu já vi isso em 2008. Quem não lembra a quantidade de empresa que quebrou? Quem não lembra o que aconteceu com a Sadia, a Aracruz? As pessoas achavam que era importante ganhar dinheiro apostando no fortalecimento do dólar e quebraram a cara. E vão quebrar outra vez", seguiu Lula.


Os "derivativos" citados por Lula são chamados também de "mercado futuro". Isso, porque são investimentos que se baseiam na estimativa de como estará um indicador (o dólar ou o preço do petróleo, por exemplo) no médio ou no longo prazo.


Esse tipo de operação pode funcionar como uma proteção ou seguro para o investidor – um "hedge", no jargão econômico. Se acham que a economia vai piorar, compradores e vendedores preferem negociar antes, em valores pré-fixados, para se proteger desse cenário adverso.


Outras vezes, porém, são apenas apostas especulativas para tentar obter lucro.


O problema é que, em um cenário de expectativas negativas, o mercado se agita para antecipar as negociações. E essa turbulência pode gerar efeitos como inflação, desvalorização de moeda ou antecipação de saques – o que piora os indicadores atuais e, também, as previsões futuras.



Na prática, há o risco de um ciclo vicioso que prejudica a economia do país.


Lula emendou a crítica aos investidores após comentar a escalada recente do dólar – motivada, segundo analistas, por uma série de fatores que incluem a dificuldade do governo em cortar gastos para melhorar as contas públicas.


O presidente classificou como "cretinos" quem atribuiu a alta do dólar a declarações dadas pelo petista em entrevistas.


"Quando eu terminei a entrevista, a manchete de alguns comentaristas era de que o dólar subiu pela entrevista do Lula. E os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista. Quinze minutos antes", declarou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP Eleitoral denuncia ex-presidente do Solidariedade e mais 9 por desvios de verbas eleitorais e partidárias



O Ministério Público Eleitoral denunciou à Justiça o ex-presidente dos partidos PROS e Solidariedade, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, e outras nove pessoas vinculadas aos partidos.


O grupo é suspeito de ter atuado para desviar mais de R$ 36 milhões dos fundos partidário e eleitoral do antigo PROS, incorporado ao Solidariedade em 2023. Eurípedes está preso desde o último dia 15.


Eurípedes Júnior foi o principal alvo da Operação Fundo no Poço. Outras seis pessoas ligadas ao antigo partido ou ao dirigente também chegaram a ser presas, mas já foram liberadas.


Segundo a denúncia, os 10 envolvidos no suposto esquema "agiram em concurso e com unidade de desígnios, com vontade livre e consciente, associando-se, dolosa e conscientemente, em forma de organização criminosa estável, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem ilícita, sobretudo por meio da prática de crimes que visavam o desvio e a apropriação de recursos dos Fundos Partidário e Eleitoral".


"O denunciado Eurípedes Gomes Macedo Junior figura como o líder da organização criminosa, formada por seus familiares e pessoas próximas de sua confiança, gerindo o partido PROS como um bem particular ao auferir enriquecimento ilícito pessoal e familiar por meio de desvio de recursos públicos destinados à atividade político-partidária", diz o MP.

Segundo a Polícia Federal, Eurípedes Júnior era o chefe do esquema que usava candidaturas laranjas e uma fundação do partido para desviar recursos entre 2022 e 2023.


De acordo com a investigação, o grupo usava empresas de fachada para lavar o dinheiro através da compra de imóveis e do superfaturamento de serviços de consultoria jurídica prestados ao próprio partido.


Em nota, os advogados de Eurípedes Júnior disseram que ele se apresentou voluntariamente à PF e que demonstrará perante a Justiça a sua total inocência em face dos fatos que estão sendo apurados.


Antes de se entregar, Eurípedes Júnior se licenciou da presidência do Solidariedade por tempo indeterminado. Com isso, o deputado federal Paulinho da Força, que ocupava a vice-presidência, voltou a comandar o partido.


Fonte: g1

Leia Mais ››