segunda-feira, maio 07, 2018

Não transfere voto: Eleitor de Lula votará nulo, se ele não for candidato


O eleitor de Lula no Rio Grande do Norte não pretende votar em ninguém caso o ex-presidente da República não possa mesmo concorrer ao cargo. É que mostra a pesquisa Fiern/Certus divulgada nesse domingo, 6, na qual o petista preso por corrupção e lavagem de dinheiro aparece com 40,07% das intenções de voto dos potiguares.

Quando foi observada a migração dos votos de Lula, no caso dele ser impedido de se candidatar, 33,45% das pessoas ouvidas disseram que votaria em nenhum dos candidatos. Já 12,46% pretendem votar no candidato do PT, independente de quem seja. O nome que mais receberia votos do ex-presidente é o de Ciro Gomes, do PDT: 12,28%.

Herdando votos de Lula, Ciro Gomes seria o mais votado no estado, com 11,43% das intenções, no caso da candidatura do petista ser barrada. Ele estaria empatado, tecnicamente, com o candidato que o PT indicar. O nome a se definir aparece com 11,59% dos votos. Quando o ex-presidente aparece como candidato, Gomes ficou na terceira posição com 2,98%.

Com Lula como candidato, Jair Bolsonaro, do PSL, fica na segunda colocação com 7,73%. Sem o ex-presidente na disputa, ele sofreria com a migração dos votos para Ciro Gomes e também para Marina Silva, da Rede, que ganharia 9,79% dos votos do ex-presidente. Isso a levaria para segunda posição, com 9,02%. Ou seja, estaria, tecnicamente, empatada com Ciro Gomes já que a margem de erro da pesquisa é de 3%. Com a herança de apenas 3,02% do eleitorado lulista, Bolsonaro seria o terceiro com 3,54%.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!