segunda-feira, maio 07, 2018

Helicóptero que caiu em Vinhedo pousou sem autorização da Anac; empresa não tinha licença para táxi aéreo

Sequência de fotos mostram de queda de helicóptero com noiva a casamento realizado em Vinhedo. (Foto: Arte/G1)
Sequência de fotos mostram de queda de helicóptero com noiva a casamento realizado em Vinhedo. (Foto: Arte/G1)

O helicóptero que transportava uma noiva e caiu em Vinhedo (SP) no fim de semana não tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para pousar no local do evento, um espaço com um castelo cenográfico em um bairro de chácaras no município. De acordo com o órgão, a empresa também não tinha licença para usar a aeronave em atividade remunerada.

"A empresa envolvida na operação da aeronave não detinha autorização para realizar a atividade de táxi-aéreo nem obteve autorização prévia, com antecedência mínima de 30 dias, para pousar no local do evento, que não é homologado para pousos."

A Anac informou que abriu processo administrativo contra a empresa que, além de eventual sanção administrativa, pode provocar "denúncia ao Ministério Público e à Polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal".

Em nota, o órgão federal explica que "de acordo com o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 91, para manobras em que haja a possibilidade de pessoas (público) próximas à área não homologada ou não registrada, é necessário solicitar autorização da ANAC para o pouso eventual de helicóptero."

O G1 não conseguiu contato com representates da empresa para comentar a informação da Anac.

O pouso
Um drone percorreu o caminho feito pelo helicóptero que caiu com a noiva em Vinhedo (SP). As imagens mostram a proximidade com as torres do castelo cenográfico.

No local do evento, outros helicópteros já pousaram em outras épocas e com outras rotas, mas nunca houve acidente como o de sábado, segundo a reportagem da EPTV apurou no local. O drone registrou a vista aérea do espaço.

Drone registra percurso de helicóptero que caiu com noiva em Vinhedo. (Foto: Reprodução/EPTV)
Drone registra percurso de helicóptero que caiu com noiva em Vinhedo. (Foto: Reprodução/EPTV)

Nas imagens feitas por celular instantes antes do acidente é possível ver quando a cauda do helicóptero esbarra no mastro de uma bandeira do castelo e se quebra, fazendo com que o piloto perca o controle da direção.

Lua de mel
Os noivos Simone e Felipe Correa de Freitas não quiseram falar com a imprensa após o casamento, mas fizeram postagens no Facebook com fotos da cerimônia. Ela postou que amou o evento e foto do início da viagem para Punta Cana, onde passarão a lua de mel, nesta segunda-feira (7).

Noiva Simone Farias postou foto com o noivo, após acidente com helicóptero em Vinhedo rumo, à lua de mel (Foto: Reprodução/Facebook)
Noiva Simone Farias postou foto com o noivo, após acidente com helicóptero em Vinhedo rumo, à lua de mel (Foto: Reprodução/Facebook)

O noivo compartilhou um post da cerimonialista com foto do casal onde ela diz "testemunhamos um grande milagre".

O casamento de Simone e Felipe estava sendo planejado havia dois anos. A cerimonialista Izabel Gibim se impressionou com a reação da noiva de prosseguir com a programação e a cerimônia mesmo após o acidente.

"Ela sentiu o milagre. Quando ela percebeu que o piloto perdeu a segurança do helicóptero, ela falou assim: 'Eu sabia que a gente ia cair, mas eu tinha certeza que ia sair todo mundo bem'", conta.
Na rede social, entre mensagens de felicitações, um dos amigos do casal mencionou "obstáculos" ao comentar o casamento no Facebook. "Depois de enfrentar os obstáculos, agora sim FELIZ PARA SEMPRE", escreveu.

Noivo Felipe Correa compartilhou postagem da cerimonialista após acidente com helicóptero em Vinhedo (Foto: Reprodução/Facebook)
Noivo Felipe Correa compartilhou postagem da cerimonialista após acidente com helicóptero em Vinhedo (Foto: Reprodução/Facebook)|

Amigo da família, o churrasqueiro José Aparecido Neves estava na festa e falou sobre o desespero no momento da queda.

"A gente fica com aquela agonia de saber se está tudo bem, se não, aquela correria, ninguém sabendo informação. [...] Todo mundo correndo, o pessoal passando mal"

"Aconteceram duas festas, a festa de casamento e a festa da vida", completa o amigo do casal.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!