domingo, novembro 05, 2017

Em carta ao Papai Noel, menino de SC pede tratamento para o câncer: 'tenho medo de morrer'

Um menino de Blumenau de 10 anos escreveu uma cartinha ao Papai Noel com um pedido de ajuda para tratar um câncer. Sensibilizada, a direção da escola em que ele estuda faz uma campanha na internet para arrecadar R$ 110 mil para custear um ano de tratamento, como mostrou o Jornal do Almoço.
“Querido Papai Noel. Oi, meu nome é Gabriel Martinelle da Rosa. Eu queria ganhar uma vacina. Eu tenho câncer. Eu tenho medo de morrer, sei que é muito ruim”, disse o garoto na carta.
Os pedidos ao Papai Noel são feitos há três anos pelas crianças da Escola Pedro II, mas nunca houve um como o do Gabriel. Antes de ser 'entregue' ao Papai Noel, o pedido chegou à assessoria da direção.

Gabriel escreveu cartinha ao Papai Noel para pedir tratamento (Foto: Reprodução NSC TV )
Gabriel escreveu cartinha ao Papai Noel para pedir tratamento (Foto: Reprodução NSC TV )

“Eu fiquei pensando: ‘O que vou fazer, meu Deus?’, depois de ler a carta de uma criança que está pedindo para viver... Realmente, foi emocionante. Cada vez que eu lia, chorava, fui mostrando para as pessoas e daqui a pouco estava todo mundo chorando. A gente sentou e disse: ‘Vamos ter que fazer alguma coisa’”, contou o assessor escolar Eduardo Fortunato.
No começo deste ano, Gabriel descobriu um tumor na cabeça, atrás dos olhos, que causou a perda parcial da visão. Apesar de ter passado por quimioterapia e radioterapia, o menino não se abalou.
“Eu fiquei normal, porque eu não podia fazer nada na hora, era para o meu melhor. Até que eu fiquei um pouco com medo no começo, mas depois eu fui indo”, disse o menino.
Sem poder passar por uma cirurgia, uma injeção poderia estabilizar o tumor, mas o medicamento custa caro e a família não tem como pagar. Depois de ver o pedido de Gabriel, a direção da escola abriu uma campanha na internet para arrecadar R$ 110 mil necessários para o custeio de um ano de tratamento.
“A vacina vai estabilizar o tumor. Com o tempo, o médico falou que pode até sumir, porque ele vai estar reagindo”, afirmou Viviane Martinelle, mãe de Gabriel.

Gabriel passou quimiterapia e radioterapia para tratar o tumor (Foto: Reprodução NSC TV)
Gabriel passou quimiterapia e radioterapia para tratar o tumor (Foto: Reprodução NSC TV)

“A gente nunca viu isso, uma criança de 10 anos pedindo simplesmente para viver. O maior presente de Natal seria a continuidade da vida. Então, a gente não pode deixar de procurar atender esse pedido”, declarou Jadir Booz, diretor da escola.
Além de pedir o tratamento, Gabriel deu outras duas opções ao Papai Noel, bem mais fáceis de serem atendidas.
“Quinze chocolates para minha turma, 16 seria bom pra mim, porque aí uma barra seria minha... e um Playstation, porque às vezes, eu fico com vontade de jogar”, contou.
A Secretaria de Estado da Saúde informou à NSC TV que esse tipo de tratamento costuma ser fornecido por hospitais que são referência em assistência de alta complexidade. Neste caso, o hospital informou que não dispõe da vacina porque não foi repassada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Gabriel precisa de R$ 110 mil para um ano de tratamento (Foto: Reprodução NSC TV)
Gabriel precisa de R$ 110 mil para um ano de tratamento (Foto: Reprodução NSC TV)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!