domingo, setembro 10, 2017

Terremoto do México é um dos mais fortes já ocorridos na América Latina

Chega a 65 o número de mortos no terremoto que atingiu o México na madrugada de sexta (8). Equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes nas áreas mais atingidas.
Há dois anos não acontecia no planeta um terremoto tão intenso quanto o do México. Em setembro de 2015, o Chile foi abalado por um sismo de magnitude 8.3. O do México foi quase tão forte, 8.1.
Mas, por sorte, o centro do tremor estava a grande profundidade, 70 quilômetros. Os danos teriam sido muito maiores se o terremoto fosse mais próximo a superfície.
Este é o tremor mais intenso no México em mais de 100 anos. O de 1985, embora menos forte, atingiu em cheio a capital, a Cidade do México, deixando mais de 5 mil mortos e 100 mil desabrigados.
Desta vez, o Sul do país foi sacudido, na Costa do Pacífico, a região mais pobre do México.
O epicentro do terremoto estava no Oceano Pacífico perto do litoral mexicano.
Os três estados mexicanos mais atingidos foram Oaxaca, Chiapas e Tabasco. A terra tremeu também nos países vizinhos Guatemala e El Salvador.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, visitou a cidade mais atingida, Juchitán de Zaragoza, em Oaxaca. Com 70 mil habitantes, na maioria indígenas da nação Zapoteca, Juchitán teve milhares de casas destruídas.
A igreja de San Vicente Ferrer do século XVII ficou bastante danificada. O histórico palácio municipal perdeu um terço da fachada. As equipes de resgate continuam retirando sobreviventes dos escombros.
Só em Juchitán morreram 36 pessoas. Terremotos ali são muito comuns, por isso ninguém fugiu de casa, este homem explica. Mas quando tudo começou a desabar só deu tempo de tentar salvar a família.
O presidente visitou Juchitan ao lado da prefeita da cidade, Gloria Sanchez Lopez. A sociedade dos Zapotecas é um matriarcado: as mulheres mandam, os homens obedecem

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!