domingo, setembro 10, 2017

Furacão Irma cai de categoria ao passar por Cuba, mas deve se fortalecer ao chegar nos EUA

Furacão Irma sobre Cuba na sexta-feira (8) (Foto: Arte/G1)
O furacão Irma foi rebaixado para a categoria 3, mas vai se fortalecer novamente, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). Irma passou por Cuba, e segue em direção ao sul dos Estados Unidos, onde deve chegar entre a noite de sábado (9) e a manhã de domingo (10), segundo o NHC.
A destruição na costa norte de Cuba foi parecida com a que foi vista em outras ilhas do Caribe ao longo da última semana. O Irma passou pela província de Ciego de Avila por volta de meia-noite (horário de Brasília).
Em Cuba, Irma atingiu com força o centro da ilha, sobretudo as províncias de Camagüey e Ciego de Ávila, com rajadas de vento de até 260 km/h, segundo a imprensa estatal. Em Caibarien, principal cidade da costa norte de Villa Clara, as rajadas de vento provocavam um ruído "ensurdecedor". Os quase 40.000 habitantes da cidade permanecem reclusos em suas casas, nas residências de amigos ou em abrigos disponibilizados pelas autoridades, segundo a AFP.
Até o momento, pelo menos 25 pessoas já morreram em decorrência da passagem do Irma pelo Caribe. Um dos locais mais afetados foi Barbuda, onde o primeiro-ministro, Gaston Browne, estimou que 90% da ilha foi destruída e mais de 60% da população ficou desabrigada. Houve ainda grande destruição nas ilhas de São Bartolomeu e São Martinho e em Porto Rico milhares de pessoas ficaram sem fornecimento de energia.
Nos EUA, estados na rota prevista do Irma decretaram estado de emergência: Flórida, Virginia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Georgia e Alabama. Além disso, o presidente Donald Trump também decretou emergência em alguns deles, garantindo que o apoio federal será imediato em caso de necessidade.

Diversos condados da Flórida emitiram ordens de evacuação obrigatória e voos de entrada e saída do estado foram cancelados. Escolas, universidades e prédios públicos permanecerão fechados pelo menos até segunda-feira e centenas de abrigos já foram providenciados. Nesta sexta, a Disney anunciou que fechará seu complexo de parques próximo a Orlando por pelo menos dois dias.
O presidente Trump, reforçando apelos dos governadores da região, pediu que a população “saia do caminho” do Irma e se proteja em locais seguros.
José e Katia
José, outro furacão que está sobre o Atlântico e deve ter uma trajetória parecida com a de Irma, foi elevado à categoria 4 nesta sexta-feira e estava com ventos de 240 km/h às 17 horas (horário de Brasília), momento em que se posicionava a 540 km das Ilhas Leeward, no Caribe. Ilhas já atingidas pelo Irma mantém estados de alerta e emergência por uma possível passagem de José, também com grande potencial de destruição.
Já o furacão Katia, que está sobre o Golfo do México, a 195 km de Tampico e a 200 km de Veracruz, no México, é um fenômeno de categoria 2 e oferece riscos menores, apesar dos ventos de 165 km/h. A previsão é de que o fenômeno chegue em terra na noite de sábado, para depois se enfraquecer e se tornar uma tempestade tropical. 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!