sexta-feira, março 03, 2017

Al-Qaeda confirma morte de um de seus chefes, genro de bin Laden, em ataque de drone na Síria

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A organização extremista Al-Qaeda confirmou nesta quinta-feira (2) que seu "número dois", Abu Jair al-Masri, morreu em um bombardeio da coalizão liderada pelos Estados
Unidos na Síria.
Duas facções da organização, uma delas a poderosa Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) confirmaram que Masri morreu durante o ataque de "um drone dos cruzados" na Síria e classificou o líder militar de "herói".
"Toda Al-Sham (Síria) é testemunha do último crime da América e da aliança dos cruzados", afirma o comunicado. O texto transmite os pêsames ao atual líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri.
Al-Masri, de 59 anos, era o genro de Osama bin Laden, fundador da Al-Qaeda. Sua morte, que foi anunciada por líderes jihadistas na última segunda-feira, representa um duro golpe contra a rede extremista e uma vitória para o novo governo do presidente Donald Trump. Washington retomou com força a campanha de ataques com drones de Barack Obama.
Rita Katz, chefe do SITE Intel Group, organização que monitora a atividade jihadista pelo mundo, confirmou sua morte na segunda:
Nascido no Egito, Masri foi uma das personalidades mais importantes da organização antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, de acordo com o grupo Soufan, consultoria privada de segurança e inteligência.
Uma autoridade americana havia informado esta semana que seu governo tentava confirmar a morte de Masri.
Figura 'monárquica'
Masri, também conhecido como Abdullah Muhammad Rajab Abdulrahman, uniu-se a Al-Zawahiri na década de 1980, quando este pertencia ao grupo Jihad Islâmica Egípcia, antes de ambos se associarem a bin Laden na década de 90.

A inteligência dos Estados Unidos acredita que ele tenha participado dos atentados de 1998 contra as embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia.
Em 2003 ele foi preso no Irã com outros membros da Al-Qaeda. As autoridades o trocaram em 2015 para conseguir a libertação de um diplomata iraniano capturado pela facção da Al-Qaeda no Iêmen.
Sua presença no noroeste da Síria destacou a importância do país para a estratégia da organização extremista, segundo apontam os analistas.
Charles Lister do Institute of Middle East, chamou Masri de uma figura "monárquica do jihadismo", membro da shura, o conselho supremo da Al-Qaeda.
"Sua morte certamente vai causar algum tipo de resposta, seja na Síria ou em outro lugar no mundo", disse ele.
Ataques no Iêmen
Nesta quinta-feira, o Pentágono confirmou uma série de ataques contra a Al-Qaeda no Iêmen nas províncias de Abyane e Chabwa (sul), assim como em Baida (centro).
"Mais de 20 ataques tiveram como alvos combatentes da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), contra equipamentos e infraestruturas", nestas províncias, disse o porta-voz do departamento de Defesa americano, Jeff Davis, em um comunicado.
Nos ataques morreram ao menos 12 supostos membros da Al-Qaeda, segundo fontes locais.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!