quarta-feira, janeiro 25, 2017

Penitenciária registra princípio de tumulto no Grande Recife

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um princípio tumulto foi registrado, na manhã desta quarta-feira (25), na Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, segundo a Secretaria Executiva de
Ressocialização (Seres). De acordo com promotor da Vara de Execuções Penais de Pernambuco, Marcellus Ugiette, o problema ocorreu depois da morte de um detento, vítima de um mal súbito na madrugada.
Ainda não há detalhes de como ocorreu o tumulto. O títular da Vara de Execuções Penais afirmou que está seguindo para o local e, somente depois da chegada, poderia dar outras informações sobre o ocorrido. A PAISJ recebe presos que cumprem pena no regime semiaberto.

Por volta das 10h30, a sirene que toca quando alguém infringe alguma área de segurança, já havia sido acionada duas vezes. Do lado de fora, era possível ouvir gritos, alguns dizendo que "está todo mundo morrendo aqui".
Segundo os relatos que chegaram ao promotor, os detentos reclamam da falta de remédios e atendimento qualificado na penitenciária. "Não tem nem agente [penitenciário] suficiente, quanto mais médico. Temos 2.620 presos na PAI e são 600 vagas. A situação é muito complicada devido a favelização de lá. Ontem, por exemplo, faltou água. O problema foi resolvido, mas o clima não é bom e o governo não pode dar bobeira", aponta Ugiette.

Carro do IML chegou no meio da manhã à Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá (Foto: Thays Estarque/G1)Carro do IML chegou no meio da manhã à Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá (Foto: Thays Estarque/G1)
Carro do IML chegou no meio da manhã à Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá (Foto: Thays Estarque/G1)

O preso teria morrido por volta das 3h desta quarta. Os outros detentos teriam tentado, então, impedir que o corpo fosse retirado do local sem a presença do promotor. O Sindicato dos Agentes Penitenciáros de Pernambuco (Sindasp-PE) confirmou também o princípio de tumulto, mas afirmou que a situação já foi controlada, apesar da permanência do clima tenso.
O carro do Instituto de Medicina Legal (IML) chegou à PAISJ por volta das 10h20 desta quarta-feira. A Seres não soube informar os motivos do princípio de tumulto, apenas que estava ainda investingando as causas.
Rebelião no interior
Dententos fizeram uma rebelião, no sábado (21), no presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado. Treze presos ficaram feridos e um morreu, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Quatro presos foram baleados, conforme o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!