segunda-feira, novembro 21, 2016

Estudantes desocupam sede da Secretaria de Educação do RN

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Os estudantes que ocupavam a sede da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, prédio que funciona no Centro Administrativo do Estado, deixaram o local na tarde deste sábado (19). A
desocupação, segundo a secretária Cláudia Santa Rosa, ocorreu de forma pacífica. A tomada da Seec aconteceu em protesto contra a reorganização escolar proposta pelo governo estadual, e também contra a PEC 55, que estabelece um teto para os gastos públicos.
A Secretaria de Educação começou a reordenação das escolas do estado dividindo as instituições por série: algumas vão oferecer apenas ensino médio e outras somente o ensino fundamental. A medida, no entanto, gerou discórdia entre os estudantes, uma vez que muitos terão que ir estudar longe de onde moram.
“Por ser um movimento pacífico, conversamos diversas vezes com os estudantes. Agora vamos trabalhar juntos para fortalecer o diálogo entre a Secretaria e os estudantes”, ressaltou Santa Rosa. A expectativa é de que desocupem, também, duas escolas em Natal e uma em Mossoró, considerando os compromissos pactuados com os alunos.
A secretária acrescentou que na próxima semana uma portaria criará o Fórum Permanente para diálogo entre governo, movimentos estudantis e entidades como o Sinte, Conselho Estadual de Educação e Fórum Estadual de Educação.
Durante reunião ocorrida na última sexta-feira (18), a secretária entregou pastas aos estudantes e entidades presentes, contendo o mapa completo do desempenho de todas as escolas estaduais no Ideb e os convidou a serem vigilantes na luta pela qualidade do ensino. Também foram entregues cópias da relação de 352 escolas que não há proposta de redimensionamento, demonstrando que o processo de organização da rede atinge menos de 40% das escolas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!