quinta-feira, novembro 19, 2015

STF nega pedido de habeas corpus de Del Nero para não ser preso em CPI

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, teve pedido de habeas corpus negado, nesta quinta-feira (19), pelo Supremo Tribunal
Federal.

Na semana passada, Del Nero entrou com o pedido para que não seja preso e para que possa ficar calado durante um futuro depoimento na CPI do Futebol.

A sua solicitação, que foi aberta por três advogados, entre eles o da CBF, Carlos Eugênio Lopes, estava com o ministro Gilmar Mendes.

Del Nero, no processo aberto, havia feito três pedidos:

a) o direito de ser assistido e comunicar-se com o(s) seu(s) advogado(s);
b) não ser obrigado a assinar Termo de Compromisso de dizer a verdade; e
c) não ser preso ou ameaçado de prisão ao invocar o direito constitucional ao silêncio, tendo em vista respostas que, a seu critério ou a critério de seu(s) advogado(s), possam incriminá-lo

CPI DO FUTEBOL

A CPI do Futebol recebeu em setembro os dados fiscais e bancários do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

O presidente da CPI, senador Romário (PSB-RJ), defende análise dos dados do dirigente, já que investigações dos Estados Unidos indicam que ele dividiria propina paga pela Traffic com José Maria Marin, ex-presidente da CBF, que está preso nos Estados Unidos.

Uma equipe técnica, formada por advogados, policiais, servidores do Senado, membros do TCU (Tribunal de Contas da União) e da Receita Federal analisam os documentos desde 12 de março de 2012, quando Del Nero assumiu o cargo de vice da CBF, com a renúncia de Ricardo Teixeira.

Não há prazo para que a CPI chegue a uma conclusão, principalmente porque a equipe quer cruzar os dados recebidos com os contratos da CBF que também foram solicitados.

Antes da eclosão do maior escândalo de corrupção da história do futebol mundial, Del Nero jamais faltado havia faltado a um evento importante da Fifa para o qual havia sido convocado. Após a prisão de Marin, o presidente da CBF optou por não sair mais do Brasil.

Para começar, foi embora de Zurique antes mesmo do congresso da Fifa, que definiria a quarta reeleição de Joseph Blatter na presidência.

Em julho, foi o único dos 27 membros do comitê executivo que não compareceu na reunião extraordinária do órgão que visava definir a data da eleição para a sucessão de Blatter. Também faltou ao Mundial de futebol de praia, realizado em Espinho, Portugal.

Ele também não foi ao Chile acompanhar de perto a seleção brasileira na fracassada campanha da Copa América, além de não acompanhar os amistosos da seleção, brasileira nos EUA, entre outros eventos. 

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!