quinta-feira, novembro 19, 2015

Operação tenta prender responsáveis por R$ 55 milhões em fraudes no RJ

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Agentes da Força Tarefa Previdenciária — formada pela Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social - MTPS e Ministério Público Federal — realizavam na manhã desta quinta-
feira (19) uma operação para combater fraudes previdenciárias que geraram um prejuízo de R$ 55 milhões no Rio de Janeiro. Segundo a PF, a quadrilha forjava processos para saques de FGTS, em  falsas concessões de aposentadorria especial.
Segundo a PF, Cento e cinquenta policiais federais, com auxílio de servidores do MTPS, cumprem 31 mandados de Busca e Apreensão, incluindo cinco em Agências da Previdência Social, na capital fluminense e nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo.
A investigação teve início a partir da detecção pela Caixa Econômica Federal (CEF) de um alto número de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço na agência Tamandaré, localizada no Centro do Rio. Foi apurado que parte desse dinheiro era utilizado para pagar os fraudadores, que, com o auxílio de servidores da Previdência Social, forjavam os processos para concessão de aposentadoria especial. A fraude consistia em converter o tempo de serviço comum em especial, reduzindo de 40 a 60% o tempo necessário para aposentadoria. Foram identificados mais de mil benefícios com indícios de concessão irregular.
Segundo a Previdência, a aposentadoria especial é um benefício concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes nocivos à saúde, como calor ou ruído, de forma contínua e ininterrupta, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria. 
O grupo fraudador captava seus potenciais "clientes" em grandes empresas fluminenses de diversos ramos, tais como de comunicação, segurança privada, empresa pública, peças automotivas, entre outras. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara federal Criminal do Rio de Janeiro para apurar os crimes de corrupção, estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documento público, dentre outros. 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!