quinta-feira, novembro 05, 2015

Em nova derrota do governo, Câmara derruba portaria que suspende defeso

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Os deputados impuseram mais uma derrota ao governo na tarde desta quinta-feira (5) ao aprovarem um projeto de decreto legislativo cancelando os efeitos de uma portaria publicada no início de
outubro que suspendeu dez períodos do defeso –quando a pesca é proibida por conta da reprodução dos peixes.

Ao suspender o período do defeso, a portaria liberava a pesca no período de reprodução, o que faria os pescadores perderem o direito de receber o seguro-defeso. Com isso, a ideia do governo era fazer uma economia com o excesso de pagamentos do seguro, aproveitar para recadastrar pescadores artesanais e fazer a revisão dos períodos do defeso.

Os deputados que se posicionaram contrários à portaria do governo, contudo, ponderaram que a liberação de pesca no período reprodutivo compromete a produção pesqueira.

Líderes da base tentaram retirar a proposta de pauta, mas foram derrotados por 191 votos a 150. O líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), explicou que o objetivo da portaria, além da economia com a suspensão do seguro-defeso, é evitar fraudes.

"Desde 2013, a Polícia Federal está apurando as fraudes. O governo está procurando corrigir as distorções. Há municípios no Pará com taxistas, comerciantes, mais de 30 mil [pessoas] recebendo indevidamente o seguro-defeso", afirmou.

O texto ainda segue para o Senado, onde ainda passará por comissões e, em seguida, pelo plenário.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!