quarta-feira, abril 15, 2015

PT anuncia afastamento de João Vaccari da tesouraria do partido

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O PT informou nesta quarta-feira (15) por meio de nota (leia a íntegra ao final desta reportagem) que o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, solicitou afastamento
da Secretaria Nacional de Finanças da legenda.
A nota, assinada pelo presidente do PT, Rui Falcão, informa que Vaccari pediu afastamento por questões "práticas e legais". De acordo com assessoria de imprensa do PT, as razões práticas são a impossibilidade de Vaccari exercer suas tarefas na Secretaria de Finanças do partido do partido enquanto está preso.
O partido também manifesta "solidariedade" ao tesoureiro, preso nesta quarta pela Polícia Federal durante a 12ª fase da Operação Lava Jato sob suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras. Vaccari sempre negou as acusações.
De acordo com a nota, a prisão de Vaccari é "injustificada" porque, segundo o presidente do PT, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. O texto também informa que os advogados de Vaccari ingressarão na Justiça com pedido de habeas corpus, a fim de que ele seja libertado "no prazo mais curto possível".
"Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário", diz o texto.
O anúncio do afastamento de Vaccari foi feito depois de uma reunião entre o presidente do partido, Rui Falcão, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Falcão estava em Brasília e, depois da prisão de Vaccari, viajou para São Paulo, onde almoçou junto com Lula.
Denúncias
Vaccari é réu em processo na Justiça Federal do Paraná que investiga as denúncias da Lava Jato. Ele é suspeito de ter recebido propina em esquema de corrupção que atuou dentro da Petrobras.
O ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco, também investigado, afirmou em depoimento por meio de acordo de delação premiada que Vaccari recebeu cerca de R$ 200 milhões em nome do PT no esquema investigado pela Lava Jato.
As apurações da PF apontam que as propinas eram pagas por empreiteiras que firmavam contratos com a estatal.
O tesoureiro também é mencionado em depoimentos de outro delator da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos operadores do esquema. Youssef disse que chegou a mandar um funcionário entregar, na frente da sede do PT, em São Paulo, R$ 400 mil para serem entregues a Vaccari.
Tesoureiro nega
Em depoimento de quase oito horas no último dia 9  à CPI da Petrobras, Vaccari afirmou que nunca tratou de assuntos financeiros do partido com ex-diretores da Petrobras e que todas as doações recebidas pela legenda são legais, feitas por meio de transações bancárias e mediante recibo.
Nota
Leia a íntegra da nota divulgada pelo PT:
NOTA OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DO PT
O Partido dos Trabalhadores manifesta-se a respeito da desnecessária detenção, na data de hoje, do Secretário de Finanças e Planejamento, João Vaccari Neto, nos seguintes termos:
1 – A detenção de João Vaccari Neto é injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado. Convocado, prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal de São Paulo, em 5 de fevereiro desse ano. Além disso, na CPI da Petrobras, respondeu a todas as questões formuladas pelos parlamentares.
2 – Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário.
3 – Os advogados que cuidam da defesa de João Vaccari Neto estão apresentando um pedido de habeas corpus para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível.
4 – Informamos ainda que, por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT.
5 – O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final.
Rui Falcão
Presidente Nacional do PT


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!