quarta-feira, abril 15, 2015

Apenas 40% dos potiguares encaminharam declaração do Imposto de Renda

(Foto: Wellington Rocha)Faltando pouco mais de 15 dias para o encerramento do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda, os potiguares mantém a tradição de deixar tudo para a
última hora. Segundo dados da delegacia da Receita Federal no Rio Grande do Norte, apenas 116 mil declarações foram encaminhadas, o que representa cerca de 40% das 289 mil esperadas para o estado.

“50% das pessoas que ainda faltam entregar, deixam para fazer na última semana. A gente reforça que o quanto antes o contribuinte mandar a declaração é melhor. Evita surpresa, erros com a pressa, podendo cair na malha fina”, declarou o auditor fiscal Sílvio Moreira. Em todo o Brasil, foram feitas 10.605 milhões de um total de 27,5 milhões esperadas.

Além disso, Silvio Moreira afirmou que a restituição acontecerá de forma cronológica. De forma que, quem encaminhou a declaração primeiro, será restituído logo na abertura dos lotes. A restituição começa em meados de junho se estendendo até dezembro, com a abertura de sete lotes.

Ele lembrou que para facilitar o preenchimento da declaração por parte do contribuinte, desde outubro do ano passado, o brasileiro pode atualizar dados no documento e importar informações necessárias para a conclusão do processo.

“A Receita Federal está preparada, com reservas nas ilhas de transmissão, espaço nos computadores. Teremos um sistema eficiente para suportar a alta demanda, como todos os anos”, garantiu.

Declaração do IR

São obrigados a declarar o imposto de renda, os brasileiros que ganharam a partir de R$ 1.787,77 mensais, recursos que totalizam R$ 26.816,77 por ano, referente a 2014. Os mecanismos para fazer a declaração são os mesmos do ano passado, o contribuinte baixa o programa no site da Receita Federal ou faz por meio de aplicativos de tablets e telefones.

Gastos com saúde e educação podem ser deduzidos e os contribuintes devem guardar os comprovantes destes gastos por até cinco anos, para que, caso seja necessário, apresente à Receita.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!