quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Sesap supervisiona ações de controle da tuberculose na região Oeste

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e do Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)
estão em Mossoró para supervisionar e fazer um levantamento das ações de controle da tuberculose na região Oeste. Nesta quinta-feira (5), eles visitarão o Laboratório Regional de Mossoró (LAREM), a Unidade Descentralizada de Agentes Terapêuticos (Unicat) de Mossoró e vão se reunir com a equipe técnica da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap).

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-RN), Valéria Nepomuceno Santos, o Rio Grande do Norte notificou 1.348 casos de tuberculose em 2014.

Aproximadamente 60% destes casos estão concentrados nos municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim; a II Ursap notificou 176 casos. Para impedir a cadeia de transmissão, ela explica que é importante que, dos casos notificados, 85% sejam curados. Valéria Nepomuceno informou que a Sesap, através do PECT-RN está homenageando os municípios e unidades de saúde que se destacaram em ações de controle da tuberculose no ano de 2014.

“Os municípios e unidades homenageados receberam uma certificação em reconhecimento pelos serviços prestados. Já os profissionais das equipes de saúde dos municípios e Unidades de Saúde contempladas recebem um kit, contendo camiseta, bolsa e caneta alusivas a campanha de prevenção a doença cujo tema é “Juntos pelo fim da tuberculose”.

Na II Ursap o município contemplado foi Assu. Os indicadores epidemiológicos e operacionais elencados pelo Ministério da Saúde serviram de parâmetros para que a Sesap fizesse a escolha dos municípios e unidades”, explica.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!