quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Para PM, Pacaembu é mais seguro para visitantes que Allianz Parque, Arena Corinthians e Morumbi

Área para visitantes no Pacaembu: para a PM, a melhor de São PauloUm estádio antigo, com mais de 70 anos de existência e hoje com menos atividade é o melhor lugar para receber um clássico em São
Paulo, especificamente para os torcedores visitantes. Melhor inclusive do que as chamadas novas arenas e a que antes era considerada a casa dos dérbis. Pelo menos para a Polícia Militar.

Nos laudos de segurança dos estádios da primeira divisão do Campeonato Paulista, a PM coloca o Pacaembu como o local mais seguro para acomodar visitantes do que Morumbi (São Paulo), Allianz Parque (Palmeiras) e Arena Corinthians.

Para chegar a essa conclusão, basta ir aos laudos técnicos disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), buscando a pergunta 29 de cada um deles: O setor ocupado pela torcida visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego massivo de força policial?

REPRODUÇÃO - FPF
Área para visitantes no Pacaembu: para a PM, a melhor de São Paulo
Área visitante no Pacaembu: para a PM, a melhor
A Polícia Militar, que produziu os laudos (inclusive colocando fotos para embasar sua análise), diz sobre o Pacaembu: "No interior do estádio. a divisão de torcida fixa auxilia bastante no policiamento, bem como as grades na parte inferior que impedem que haja qualquer acesso aos setores em torno da torcida visitante (numeradas e tobogã). Estruturas são instaladas na parte interior do setor para impedir contato visual. O emprego maciço de efetivo e de estruturas móveis se mostra necessário no lado externo do estádio, pela localização do portão de acesso do visitante".

Enquanto isso, para os outros estádios, apenas críticas.

REPRODUÇÃO - FPF
Setor visitante do Allianz Parque: torcida da casa fica na arquibancada acima
Setor visitante do Allianz Parque: torcida da casa fica na arquibancada acima
Sobre o mais recente inaugurado, o Allianz Parque, a PM afirma: "A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois, tanto o acesso ao Estádio quanto as divisões do setor visitante são pontos sensíveis que devem ser constantemente monitorados onde há iminente perturbação da ordem. O setor reservado à torcida visitante está localizado na arquibancada inferior do estádio (nível 1 e 2). Ocorre que há espaço destinado a torcida do Palmeiras no nível 3 e 4 (Camarotes) e, também, no nível 5 (arquibancada superior) localizados exatamente acima do espaço reservado aos visitantes. Tal situação pode culminar em problemas para a segurança do evento".

O estádio do Palmeiras receberá no próximo domingo o primeiro clássico de sua nova casa contra o Corinthians; exatamente por causa dos possíveis problemas entre as organizadas, tanto o clube alviverde quanto o Ministério Público de São Paulo pedem que o dérbi tenha torcida única.

REPRODUÇÃO - FPF
Área para torcida visitante na Arena Corinthians
Área para visitante na Arena Corinthians
A Polícia Militar mantém o tom crítico à Arena Corinthians e logo na pergunta anterior, a 28, sobre se há esquema especial de proteção ao torcedor visitante, nos acessos ao estádio e nas arquibancadas.

"O acesso à torcida visitante ao estádio não está pronto, por conta disso é impossível avaliar se a arquitetura do local pode ajudar ou atrapalhar o plano de segurança do evento, o que prejudica a avaliação deste item", analisou.

"A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois tanto o acesso ao Estádio quanto as divisiões do setor visitante são provisórias e frágeis", relata o órgão público.

REPRODUÇÃO - FPF
Torcida visitante em um clássico Santos x Corinthians no Morumbi
Torcida visitante em um clássico Santos x Corinthians no Morumbi
Quanto ao Morumbi, a PM escreveu o único "não" dentre os quatro estádios para a pergunta se o setor de visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego de muitos oficiais. E alerta: "Mesmo com a separação do setor visitante com os demais setores, é necessária a utilização de estruturas móveis (cordas e cavaletes) combinadas com a presença de policiais militares para evitar hostilidades entre torcedores. Estes policiais são posicionados nas divisões de torcidas e nas patrulhas designadas especificamente para o fim de garantir a ordem pública no local. Entre o setor visitante e o setor vermelho, a barreira é feita de acrílico que permite o contato visual entre as torcidas, que não é adequado para o local".

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!