terça-feira, outubro 14, 2014

Tremor em El Salvador e Nicarágua mata um e gera alerta de tsunami

Pessoas deixam suas casas e procuram segurança nas ruas de Manágua, na Nicarágua. (Foto: Oswaldo Rivas / Reuters)Um forte terremoto de magnitude 7,3 sacudiu os territórios de El Salvadore Nicarágua na noite desta segunda-feira (13), informou o Serviço Geológico dos Estados
Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra a atividade sísmica em todo mundo. O sismo, também sentido em Honduras, Costa Rica, Guatemala e México, deixou ao menos um morto.
O governo salvadorenho declarou, com base em aviso do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, alerta para ondas gigantes na região, que vale para El Salvador, Nicarágua e Honduras.
O alerta de tsunami será mantido até as primeiras horas da manhã desta terça (14), segundo o Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturales, como medida preventiva.

Integrante da Cruz Vermelha dá orientações por telefone após forte tremor atingir El Salvador. (Foto: Jose Cabezas / Reuters)

Durante o tremor um poste caiu e matou um homem morador de rua em San Miguel, a 135 km de San Salvador, em El Salvador, informou o prefeito da cidade, Wilfredo Salgado, à rádio YSKL.
Há relatos de danos pequenos em imóveis em San Miguel, segundo Salgado. Mas não há, por enquanto, relatos de danos grandes no restante do país.
O tremor ocorreu às 21h51 (local) na região costeira do departamento Usulután, banhado pelo Oceano Pacífico. Sua duração foi de cerca de 30 segundos. O epicentro foi localizado a 106 km ao sul-sudeste de Usulután e a 40 km de profundidade, afirmou o USGS. A região faz fronteira com a Nicarágua.
Moradores dos dois países chegaram a deixar suas casas para buscar segurança nas ruas, longe das edificações.
Várias regiões de El Salvador e da Nicarágua estão sem energia, informam as agências internacionais de notícias.

Pessoas se abrigam em um abrigo em Manágua, na Nicarágua. (Foto: Oswaldo Rivas / Reuters)

Nicarágua
O presidente de Nicarágua, Daniel Ortega, decretou 'alerta amarelo' para a região costeira banhada pelo Pacífico. O governo teme tsunami e réplicas após o forte terremoto registrado na fronteira com El Salvador. Ortega orientou moradores de zonas costeiras a procurarem abrigos em lugares altos .
O governo nicaraguense também suspendeu aulas nas escolas localizadas nas cidades do Pacífico.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!