terça-feira, abril 08, 2014

Parelhas é a cidade do RN com mais casos suspeitos de dengue

Pneus são colocados em local fechado em Casa Branca para combater a dengue (Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV)O município de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte, foi o que mais teve casos suspeitos de dengue no estado, segundo relatório divulgado pelo Programa de Controle da Dengue da
Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A cidade do Seridó apresentou 567 casos suspeitos e foi seguida por Natal, com 294 notificações. A lista continua com os municípios de Rafael Fernandes, (279), Pau dos Ferros (179) e Riacho de Santana (138).

O RN teve 2.303 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início deste ano até o último dia 05 de abril, o que aponta uma queda de 65,56%, em comparação ao mesmo período de 2013, quando foram registradas 6.687 notificações da doença. Do total de cidades potiguares, 14 apresentam alta incidência da doença, 4 estão com média, 59 com baixa e 90 com incidência silenciosa.

A técnica responsável pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, chama a atenção para a nova classificação da doença, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotada no Brasil a partir deste ano. Segundo ela, “a mudança permitiu aumentar a sensibilidade na identificação dos sinais de alarme da dengue, bem como de casos suspeitos, propiciando que o paciente seja manejado oportuna e adequadamente, de modo a impedir a evolução clínica para o agravamento da doença e para o óbito”.

Os critérios de avaliação agora são classificados como: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. Até 2013, a classificação contemplava os seguintes critérios: dengue clássica, dengue com complicações, febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue.

De acordo com a nova classificação, uma pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para áreas onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença do mosquito Aedes Aegypti e que apresente febre, além de duas ou mais manifestações como dor de cabeça, náusea, vômitos e manchas avermelhadas na pele, já pode ser considerada como caso suspeito de dengue.

Já os sinais de alarme são identificados se o paciente, no período de efervescência da febre, apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: dor abdominal contínua, sangramento das mucosas, acumulação de líquidos, entre outros.

Os casos suspeitos de dengue grave são caracterizados por choque, evidenciado por sintomas como taquicardia, hipotensão arterial, extremidades frias e acumulação de líquidos com insuficiência respiratória.

A técnica responsável pelo Programa Estadual de Controle da Dengue destaca que quando aparecerem sinais da dengue, as pessoas devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo, evitando a automedicação. “Trata-se de uma doença séria, que pode evoluir rapidamente a óbito, embora os sintomas sejam semelhantes aos de uma virose comum”, explica.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!