sexta-feira, março 28, 2014

Empresário é condenado a 16 anos e meio por matar pernambucana no RN

Empresário Eugênio Becegato é foragido da Justiça potiguar (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Foi condenado nesta sexta-feira (28) a cumprir 16 anos e 6 meses de prisão em regime fechado o empresário paulista Eugênio Becegato Júnior, de 36 anos. Ele foi considerado culpado por estrangular e matar a pernambucana
Clara Rubianny Ferreira, de 26 anos, crime que aconteceu em julho de 2013 dentro de um apartamento no bairro de Ponta Negra, na zona Sul de Natal. O júri popular de Becegato foi realizado à revelia na manhã desta sexta-feira (28) no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, na zona Sul da capital, já que ele encontra-se em local incerto e não sabido após fugir da cadeia em fevereiro deste ano.
Segundo a juíza Eliana Alves Marinho, titular do 1º Tribunal do Júri, pesaram dois agravantes: asfixia por meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima. “O fato de estar foragido demonstra a intenção dele em furta-se a responder pelo crime e em continuar impune”, disse a magistrada ao G1. 

Ainda de acordo com a juíza, um mandado de prisão preventiva foi expedido e será encaminhado à Polícia Federal, que deve impedir que o condenado deixe o país.
Becegato é natural de Ribeirão Preto. Ele foi preso no dia 23 julho, um dia após o corpo da vítima ter sido encontrado por vizinhos que reclamaram à polícia do mau cheiro que vinha do apartamento do acusado. O empresário foi preso ao ser abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal que realizaram uma barreira na BR-116, na região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De lá, ele foi levado para Natal e indiciado pelo crime de homicídio qualificado. Porém, no dia 16 de fevereiro deste ano ele conseguiu fugir do CDP de Parnamirim, unidade de detenção provisória localizada na região metropolitana da capital potiguar. Desde então, é considerado procurado pela Justiça.
À época da prisão, também em julho do ano passado, a defesa de Becegato afirmou que o homicídio foi cometido em legítima defesa, pois a vítima teria tentado aplicar o golpe conhecido como 'Boa noite, Cinderela' para roubar pertences do empresário.Relembre o caso

Clara Rubianny Ferreira tinha 26 anos e era natural de Caruaru  (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)Clara Rubianny Ferreira tinha 26 anos e era natural
de Caruaru (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
Clara  Rubianny era natural de Caruaru, em Pernambuco. O corpo dela foi achado dentro do apartamento de Becegato no dia 22 de julho de 2013. Estava enrolado em lençóis e sacos plásticos e com um fio em volta do pescoço. De acordo com a polícia, vestígios achados no apartamento indicam que houve consumo de drogas. Uma tatuagem na perna possibilitou a identificação da vítima.
Segundo o médico legista Manoel Marques, na época coordenador de medicina legal do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), a jovem morreu em decorrência de um estrangulamento. "O laudo foi assinado pelo legista Cícero Tibério e revela que a jovem foi estrangulada por um pedaço de fio que estava enrolado no pescoço dela", afirmou Marques.
A polícia chegou ao apartamento após uma denúncia anônima de moradores. Vizinhos reclamaram do mau cheiro vindo do imóvel. Os policiais arrombaram a porta e acharam o corpo já em estado de decomposição. Antes da descoberta, Edson Barreto chegou a entrar em contato com o pai de Clara, que mora em Caruaru. "Ele não tinha notícias dela faziam seis dias", contou.


O vídeo ao lado mostra os últimos momentos de vida da jovem pernambucana 
Eugênio Becegato Júnior deixou o prédio por volta das 13h do domingo (21) em uma Cherokee vermelha e não retornou.
O policial também contou que a Polícia Militar esteve no apartamento no dia 19, mas teve a entrada impedida pelo dono do apartamento. "Como não tinham mandado, os policiais preferiram não arriscar", ressaltou o chefe de investigações da 15ª DP.

Materialidade
A delegada Karen Lopes, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Zona Sul de Natal, foi a Bahia no dia seguinte à prisão e buscou o empresário. Na capital potiguar, Eugênio disse que só iria se pronunciar após a emissão do laudo cadavérico.
Apesar do silêncio do suspeito na ocasião, a delegada disse acredita ter materialidade suficiente da culpa do empresário. Segundo ela, o crime teria acontecido após uma briga entre Eugênio e Clara. “Nós encontramos evidências do consumo de drogas”, apontou. Além disso, Karen afirmou que uma testemunha teria dito que o homem pediu ajuda para ocultar o cadáver. “Ele, inclusive, teria pensado em esquartejar o corpo e tirá-lo de lá em um carrinho de supermercado. Ele tentou conservar o corpo inclusive deixando o ar condicionado ligado direto”, comentou.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!