domingo, janeiro 12, 2014

Vazamento químico nos EUA deixa 9 cidades sem usar água da torneira

Bombeiros voluntários distribuem água a moradores neste sábado (11) após vazamento químico na sexta-feira (10) em Charleston, no estado americano de West Virginia (Foto: Michael Switzer/AP)Um vazamento químico ocorrido na quinta-feira (9) nos EUA deixa cerca de 300 mil pessoas em nove cidades sem poder usar a água da torneira para beber, tomar banho,
lavar as mãos, roupas ou louças em casa.
O problema ocorreu porque um agente espumante – usado para beneficiamento de carvão – escapou da fábrica Freedom Industries (Indústrias Liberdade, em inglês), localizada perto de uma estação de tratamento de água de Charleston, no estado de West Virginia, e contaminou o Rio Elk, que corta a região. Isso forçou a interrupção do fornecimento de água à população.

Este é o terceiro dia em que os moradores enfrentam dificuldades por causa da falta d'água. Para minimizar a situação, bombeiros voluntários distribuíram neste sábado (11) água potável para habitantes de Charleston.
Os estoques de água mineral na região já estão perto do fim, e as pessoas também estão sofrendo com o mau cheiro que tomou conta do ar em algumas áreas. Escolas e lojas comerciais foram fechadas, e repartições públicas adiaram o trabalho.
As autoridades locais deram um prazo de 24 horas para que a empresa responsável pelo vazamento limpe o rio.

Cathy Mabe, moradora de Spring Hill, South Charleston, em West Virginia, usa dois regadores para transportar água neste sábado (11) (Foto: Lisa Hechesky/Reuters)

Bombeiro descarrega água de trator em escola de Poca, West Virginia (Foto: Lisa Hechesky/Reuters)

Chefe de polícia Brian Oxley ajuda a distribuir água para moradores locais em West Virginia; ao lado, loja informa que está fechada por causa da água (Foto: Michael Switzer/AP)

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!