sexta-feira, janeiro 31, 2014

EUA pedirão pena de morte para suspeito de atentado em Boston

Dzhokhar Tsarnaev, em foto sem data divulgada pelo FBIO ministro da Justiça americano, Eric Holder, anunciou, nesta quinta-feira, que o governo federal irá pedir pena de morte contra Dzhokhar Tsarnaev, acusado do atentado à Maratona de Boston que deixou três mortos em
abril de 2013.

"A natureza da conduta em questão e o dano resultante levam a esta decisão", indicou Holder em um comunicado sobre a acusação do estudante de 20 anos, um cidadão americano nascido em uma família da Tchechênia.

Promotores federais dizem que os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev detonaram duas panelas de pressão cheias de explosivos, pregos e outros materiais pontiagudos perto da linha de chegada da corrida em 15 de abril de 2013. Três pessoas morreram e 264 ficaram feridas nos ataques.

Três noites depois, dois irmãos muçulmanos mataram um agente de polícia universitária e depois se envolveram em um tiroteio com a polícia, no qual Tamerlan foi morto, dizem os promotores.

Dzhokhar se declarou inocente das 30 acusações federais.

Segundo o "New York Times", porém, em quase metade dos casos federais de penas de morte, os promotores retiram o pedido de execução antes do julgamento por causa de acordos judiciais.

O Estado de Massachusetts aboliu a pena de morte em 1984. Já o governo federal restaurou a pena de morte em 1988 e, desde então, executou três pessoas.

Holder diz que não é um defensor da pena de morte porque considera que seu valor como fator de dissuasão é questionável, mas desde que se tornou procurador-geral, em 2009, ele autorizou promotores a pedirem a pena capital em 36 casos, de acordo com o Departamento de Justiça. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!