terça-feira, novembro 26, 2013

Em sessão tumultuada, Senado aprova voto aberto para cassações de mandatos e vetos presidenciais

Em uma sessão tumultada, o plenário do Senado aprovou com mudanças em  segundo turno a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Voto Aberto, que prevê o fim do voto secreto em
todas as decisões do Legislativo. A matéria voltará a ser analisada pela Câmara Federal. 

O texto-base da PEC 43/2013, de autoria do ex-deputado Luiz Antônio Fleury (PTB-SP), foi aprovada por 58 votos a favor, 4 votos contra e nenhuma abstenção. A matéria estabelece que serão abertas as votações de cassações de mandatos parlamentares e de vetos presidenciais.

O texto havia sido aprovado em primeiro turno pela Casa no dia 13 deste mês e, antes disso, por unanimidade pela Câmara dos Deputados.

Chegaram a ser apresentados três requerimentos de destaques, que são pedidos para votação em separado de trechos do texto principal da proposta.

Em uma votação apertada, os senadores rejeitaram o pedido de exclusão da votação aberta em casos de vetos presidenciais da PEC. Os outros dois foram aprovados pela maioria dos parlamentares.

A votação de forma simbólica dos dois últimos pedidos, por meio da manifestação dos líderes, gerou críticas contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB).

O senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou a condução da votação. "Isso foi na marra. Em repúdio, a minoria se retira e não vai votar mais", disse.

Destaques em votação
Por 41 votos a 16, o plenário rejeitou a manutenção no texto-base da PEC dos artigos que proíbiam o voto secreto nas deliberações do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e que estendia a proibição às Assembleias Legislativas dos Estados, à Câmara Legislativa do Distrito Federal e às Câmaras Municipais. 

Por 40 votos favoráveis, 21 contrários e duas abstenções, os senadores decidiram manter as regras atuais para exame de indicações de autoridades, que é em votação secreta.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!