terça-feira, novembro 26, 2013

Enem por escola 2012: escolas de MG são maioria em ranking nacional

Arte UOLO Estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional com seis instituições entre as 20 com as maiores médias do Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio) 2012 por escola. Para obter esse ordenamento, o UOL calculou a média das quatro provas objetivas do exame (linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza). Dos seis estabelecimentos, cinco são particulares e um é federal.



Os dados das escolas foram disponibilizados na manhã desta terça (26) pelo MEC (Ministério da Educação). Foram divulgados apenas os resultados das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio. O MEC não disponibilizou ainda a tabela completa com a informação da cidade em que estão localizadas as escolas.

O Estado de Minas Gerais tem seis escolas entre as 20 mais bem avaliadas. Na sequência, chegam os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, cada um com cinco escolas cada um entre as mais bem avaliadas. 

O topo do ranking ficou com o mineiro Colégio Bernoulli (Unidade Lourdes), com média geral 722,15. No Enem por escola de 2011, o Colégio Bernoulli ficou em terceiro lugar. Em seguida outra escola mineira, com nota 720,89, fica entre as melhores -- é o Colégio Elite Vale do Aço, que apareceu no ano passado em 2º lugar.

O Colégio Objetivo Integrado -- que ficou no topo da lista em 2011 -- não aparece nas informações deste ano. Segundo o Inep, a instituição não deve ter preenchido o requisito para a publicação dos dados.

Apenas duas instituições públicas estão entre aquelas com os melhores desempenhos -- e ambas são federais. São elas: o Coluni, colégio de aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e o CAP (Colégio de Aplicação) da UFPE (universidade Federal de Pernambuco). O Coluni tem obtido as melhores médias no Enem por escola há seis anos. 

Uso do Enem por escola
Esse índice costuma ajudar a medir a qualidade do ensino básico das instituições e é bastante utilizado na escolha de escolas da rede privada. No entanto, especialistas fazem ressalvas sobre a utilização dessa métrica, porque é preciso analisar as condições das instituições que se pretende comparar. Por exemplo, não seria adequado comparar uma escola pública sem infraestrutura com uma outra escola, mesmo que seja pública em melhores condições.

Reprodução Cidade News Itaú

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