segunda-feira, junho 17, 2013

Eliminatórias da África têm feito histórico sob risco e gigantes em perigo

Torcedores etíopes vibram com a histórica vitória sobre a África do Sul, mas feito corre risco

A Etiópia pode ver o sonho de disputar uma vaga na Copa do Mundo de 2014 se tornar um pesadelo. A seleção, 106ª colocada no ranking da Fifa, se classificou para o mata-mata das Eliminatórias Africanas em campo ao eliminar a África do Sul no último domingo, mas tem a vaga sob por supostamente ter usado um jogador de forma irregular.

A Fifa anunciou que investiga a Associação de Futebol da Etiópia pelo suposto erro na partida contra Botsuana no dia 8 de junho - os etíopes venceram por 2 a 1. Caso a Etiópia seja punida, a África do Sul pode voltar a sonhar com o Mundial do Brasil.

No ultimo domingo, os etíopes surpreenderam a tradicional seleção Bafana Bafana ao vencerem por 2 a 1. A equipe foi aos 13 pontos, contra oito da África do Sul.

Seleções tradicionais e com inúmeras participações em Copas do Mundo como Gana, Nigéria e Camarões correm risco real de não virem para o Brasil no ano que vem. Com o fim da quinta rodada das eliminatórias, cinco equipes já confirmaram vaga no mata-mata decisivo.

Etiópia, pelo menos por enquanto, Argélia, Egito, Costa do Marfim e Tunísia estão classificados por garantirem a primeira colocação com uma rodada de antecedência. Na África, os líderes de cada um dos dez grupos avançam para o mata-mata e os cinco vencedores confirmam presença no Mundial.

Quem também pode se dar bem com a investigação da Fifa é Camarões. A entidade também suspeita que Togo usou jogadores de forma irregular na vitória por 2 a 0 sobre os Leões Indomáveis.

Caso seja comprovado o erro, a equipe camaronesa ultrapassaria a Líbia no Grupo I e enfrentaria justamente os líbios na última rodada em vantagem. Por enquanto, porém, o time de Eto'o corre risco de eliminação.

Nigéria e Gana também não estão garantidas, mas as situações são mais tranquilas, pois lideram as respectivas chaves e ambas jogam em casa contra os rivais diretos.

Os nigerianos, que estreiam nesta segunda-feira na Copa das Confederações, lideram o Grupo F com nove pontos e dois a mais que o Maláui. Já Gana está na ponta do Grupo D com 12 pontos, apenas um a mais que Zâmbia, campeã da CAF em 2012.

Outros dois confrontos diretos decidirão os Grupos E e J. No primeiro, Burkina Fasso (líder com dez pontos) e Gabão (2º colocado, com oito pontos) jogam, e no segundo, Senegal (líder com nove pontos) e Uganda (2º colocada, com oito pontos) também se enfrentam.

A rodada decisiva será no dia 6 de setembro e todos os jogos serão às 10h. O sorteio do mata-mata será no dia 16 de setembro. As cinco seleções mais bem classificadas no ranking da Fifa (na atualização de setembro) serão separadas em um pote e as outras cinco ficaram em outro pote. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!