terça-feira, maio 14, 2013

Desafio é alfabetizar adultos


O grande desafio do poder público para reduzir os índices de analfabetismo em Mossoró é colocar os analfabetos adultos em sala de aula.
A secretária municipal da Educação, Ieda Chaves, relata que esse público é responsável pelo índice ainda indesejável de analfabetos. “O analfabetismo é bem maior a partir dos 40 anos e existe uma grande complicação para efetuar matrícula no público a partir dos 20 anos”, relata a secretária.
Ieda afirma que o compromisso com a alfabetização é independente da idade e que existem programas para atender ao público fora da faixa etária, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Projovem Urbano. “O problema aqui é a taxa de reprovação e evasão”, reforça.
A diferença do índice de evasão entre o ensino fundamental regular e o EJA é exorbitante. No primeiro é de apenas 1%, enquanto que no segundo chega a 40%. “São pessoas que desistem, voltam no ano seguinte e, geralmente, voltam a abandonar os estudos”, explica a secretária.
Ieda informa que a oferta de vagas para adultos está sendo ampliada na rede municipal com a criação de novas turmas em três escolas, sendo uma na zona urbana e duas na zona rural, nas localidades de Sussuarana e São João da Várzea.
Outra novidade é oferta de vagas nessa modalidade no período matutino, precisamente na Escola Duarte Filho.
Segundo a supervisora Jaciara Gomes, são duas turmas do EJA: uma do terceiro nível (6.ª e 7.ª séries) e outra do quarto nível (8ª e 9 séries).
Jaciara explica que as turmas foram criadas para acabar com as distorções de idade entre os alunos da escola.
A boa notícia é que até o momento não houve evasão. “Todos os alunos matriculados continuam em sala de aula”, afirma a supervisora.
Ieda acrescenta que, a partir do segundo semestre, vai implementar um programa que está sendo chamado de Alfa, que vai permitir que qualquer pessoas não alfabetizada possa procurar a escola mais próxima de sua casa para começar a estudar. “Quando formarmos uma turma superior a 10 alunos, as aulas serão iniciadas”, explica. Ela destaca, ainda, que existem outras iniciativas de alfabetização que vão além Prefeitura de Mossoró, como a parceria entre a Petrobras e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), além dos programas do Sistema S e do Governo do Estado.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!