terça-feira, maio 14, 2013

Cursos do Pronatec oferecem 1,8 mil vagas para empresas do RN


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está disponibilizando 1.800 vagas para cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos fazem parte do Pronatec Turismo, que é dividido em três vertentes: Pronatec Copa na Empresa, Pronatec Copa e Pronatec Social.

No Rio Grande do Norte, seis municípios estão sendo contemplados com o Pronatec Copa na Empresa, que atualmente está oferecendo 14 cursos pactuados junto ao Senac e Senai. Em Natal, Parnamirim, Tibau do Sul, Maxaranguape, Baía Formosa e Canguaretama, diversas empresas do segmento turístico, como hotelaria, alimentação fora do lar, agenciamento de viagens turísticas de emissivo e receptivo, organização de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas, já inscreveram seus funcionários para os cursos de capacitação.

Para incentivar ainda mais empresários a entrarem no Pronatec Copa na Empresa, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, a Setur está visitando esses municípios, e de acordo com o secretário adjunto, George Lima, o projeto está sendo muito bem aceito.

“Temos obtido sucesso com o Pronatec Copa na Empresa, e um sinal disso é que em apenas dois meses de implantação no Estado, já temos 1.050 inscritos. A receptvidade dos empresários é muito grande, pois eles são os maiores interessados em ter funcionários qualificados profissionalmente”, disse.

As 1.050 solicitações de matrícula foram encaminhadas para o Ministério do Turismo, que avalia as funções e necessidades que cada estabelecimento e funcionário inscrito, para definir se o curso escolhido é viável ou não para as funções desempenhadas no ambiente de trabalho.

Para o secretário adjunto de Turismo, George Lima, a aprovação do Ministério do Turismo é a garantia de que cada profissional integre um curso que seja relevante em suas funções. “Esse filtro é importante para que eles estejam em cursos que façam a diferença em seu ambiente de trabalho. Por exemplo, uma pessoa que atua no setor financeiro e não tem contato direto com o público, não precisa estar em um curso de inglês, pois essa vaga deve ser direcionada a um garçom, por exemplo. Mas todos os cursos são ótimos e com certeza beneficiarão a todos os participantes”, afirmou.

Os primeiros cursos terão início no próximo dia 20 de maio, com carga horária mínima de 160 horas. Entre as opções estão: inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos, técnico de guia de turismo, agente de informações turísticas, governanta em meios de hospedagem, organização de eventos, recepcionista de eventos, monitor de recreação, camareira em meios de hospedagem, auxiliar de cozinha, garçom, padeiro/confeiteiro e pizzaiolo. Além da capacitação gratuita, o aluno receberá ajuda de R$ 2 a hora aula, recebendo ao final do curso, pelo menos de R$ 320.

De acordo com o adjunto Setur, George Lima, apesar de os cursos serem implantados visando preparar os profissionais para a Copa do Mundo 2014, o legado deixado irá muito além. “O grande legado dessa Copa são esses cursos, que estão preparando e capacitando profissionais de todo o Brasil. O evento da Copa está sendo só um catalisador, que está fazendo com que o Governo Federal desperte para as necessidades do mercado de trabalho, e agora os investimentos estão aparecendo. No final da Copa a qualificação de hoje, abrirá portas e melhores oportunidades para esses profissionais”, afirmou George Lima.

A Setur solicitou junto ao Ministério do Turismo, a abertura de mais 1.650 vagas, para expandir os cursos para outros municípios. A Secretaria também possui cursos disponíveis para pessoas que ainda não estão no mercado de trabalho. Quem tiver interesse deve procurar o órgão ou entrar em contato pelo telefone 3232-5369.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!