segunda-feira, abril 15, 2013

Ministro do Esporte garante que Arena das Dunas não será um “Elefante Branco”


Aldo Rebelo visitou o estádio e está confiante de que o Arena das Dunas será entregue antes de dezembro. Foto: José Aldenir
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou o Estádio Arena das Dunas, na manhã desta segunda-feira (15), acompanhado da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e demais autoridades estaduais e municipais. Durante a visita, o ministro participou de uma reunião, de portas fechadas, com a diretoria do Consórcio Arena Natal, responsável pela construção do estádio, e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal. Atualmente, a Arena das Dunas está com mais de 61% da obra executada, sendo 9% a mais que o cronograma original apresentado a FIFA, o que corresponde a uma folga de 45 dias no prazo final de entrega que é de 31 de dezembro de 2013.

Durante a reunião, foi apresentado ao ministro do Esporte o andamento das obras, bem como a situação das obras de mobilidade urbana que serão realizadas para a Copa do Mundo. A imprensa não pode acompanhar a visita do ministro do Esporte, mas após conhecer as dependências do Estádio, concedeu uma entrevista coletiva. Aldo Rebelo afirmou que mesmo a obra da Arena das Dunas estando em estágio pouco acima do previsto no cronograma, é preciso manter o ritmo e, alguns momentos, até acelerar para garantir que tudo estará pronto para o Mundial. A primeira visita do ministro ao estádio foi há aproximadamente um ano, quando foi fincado o primeiro pilar. “Nós pudemos testemunhar que a obra evoluiu muito”.

“A nossa visita é para verificar, junto às autoridades locais e os responsáveis pelas obras, o andamento da preparação da Copa do Mundo em Natal e o balanço que fizemos nos dá uma perspectiva bastante otimista e segura. Quando muito se falou do hipotético atraso nas obras de construção da Arena das Dunas, o que nós testemunhamos agora, hoje e aqui, é que as obras estavam previstas para 52% e estão 9% acima daquilo que estava planejado na sua evolução. Mantido esse cronograma, o mais provável é que a Arena das Dunas seja entregue antes de dezembro, o que para nós é uma grande notícia, ou seja, a Arena está com as suas obras adiantadas. A beleza do projeto arquitetônico, que conhecemos apenas por maquete, é uma coisa extraordinária. Nós teremos um estádio com personalidade, com identidade inconfundível, uma beleza singular”, destacou.

Em relação às obras de mobilidade, que seriam o legado da Copa 2014 para as cidades sedes, o ministro afirmou que pretende conversar com a governadora e o prefeito de Natal em busca de eventuais soluções, mas garantiu que mesmo aquelas obras não concluídas devem ser continuadas após a Copa do Mundo. As obras de matriz de responsabilidade da Copa devem ser entregues até maio do próximo ano.

“As obras de mobilidade estão em curso, as aeroportuárias também, mas sempre tivemos uma confiança muito grande na capacidade do Rio Grande do Norte. Estamos confiantes de que Natal possa realizar uma Copa e ter um Mundial à altura da expectativa do Brasil e do Mundo. Nunca tive dúvida disso, pois Natal e o RN quando precisou de gente ousada, capaz e inteligente, não precisou trazer de fora, criou aqui mesmo no estado”, destacou o ministro em referência a Clara Camarão, Felipe Camarão e Nísia Floresta. “O RN tem tradição de gente com capacidade, coragem e ousadia e nos mostra essa tradição na preparação da Copa do Mundo, com os engenheiros, operários e com os gestores”.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, rechaçou a possibilidade de que a Arena das Dunas, bem como outros estádios construídos para a Copa do Mundo se tornem os chamados “elefantes brancos”, ou seja, grandes obras sem utilidade após o evento. “Eu não partilho da tese de que parte dos estádios se tornarão ‘elefantes brancos’. O Brasil passa por um processo de modernização do nosso futebol. Quando se fala em ‘elefante branco’ só se referem as áreas mais afastadas. Mas acredito que não teremos nenhum ‘elefante branco’ e o Arena das Dunas, com sua possibilidade de sustentação, não é apenas um campo de futebol e, sim, uma arena multiuso. Além disso, está à altura das necessidades e dos desafios da cidade e do Estado”, destacou.

A governadora Rosalba Ciarlini relembrou que, quando assumiu o Governo do Estado, em 2011, a Copa era dada como perdida e outros estados se preparando para ficar no lugar do Rio Grande do Norte. “Sentíamos por onde passávamos que as pessoas não acreditavam muito em nossos projetos. Assumimos o compromisso com a FIFA, com a CBF e o Ministério porque vimos que tínhamos condições de fazer. E o ministro sempre foi solidário para agilizar os projetos, pois não podíamos perder a oportunidade de ter a Copa do Mundo em Natal, pela força do que isso representa em termos de visibilidade e de legado. Não somente o legado da mobilidade, mas de todo o investimento que será feito. Hoje estamos bem adiantados, com 45 dias de antecipação, o que nos dá uma garantia ainda maior de que até dezembro a obra será entregue. Hoje, a Copa em Natal já está consolidada”, destacou.

Rosalba Ciarlini disse que as obras do Pró-Transporte, que estavam paradas há anos, já estão em licitação e serão iniciadas ainda este ano. “Os acessos do novo aeroporto já são uma realidade. E hoje, temos a certeza de que não teremos apenas um pequeno acesso, mas, conseguimos, através de um projeto bem elaborado, colocar um segundo acesso, que vai interligar todas as BRs de Natal. Além disso, Natal vai receber a maior obra de saneamento básico da sua história saindo de 32% para 90% da área saneada, o VLT, a obra de reestruturação da avenida engenheiro Roberto Freire e o Museu da Rampa. Essas são estruturas fundamentais para o turista que vem à nossa cidade não assista apenas um jogo, mas que conheça a nossa cidade, a nossa cultura e história”, ressaltou a governadora.

O titular da Secopa/Natal, Luiz Eduardo Machado, representou a Prefeitura de Natal durante a visita do ministro, e disse que a Copa do Mundo em Natal, devido a um esforço conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal, hoje é uma realidade. “A cada dia que passa, sentimos essa realidade e esse sonho se concretizar, através de uma obra belíssima, que terá um dos estádios mais belos do Brasil”, destacou.

Luiz Eduardo Machado ressaltou a importância da assinatura da ordem de serviço, realizada na semana passada, para drenagem no entorno da Arena das Dunas, que resolverá os problemas de alagamentos na região. “A Prefeitura de Natal está tentando recuperar o tempo em que a cidade foi penalizada, onde essas obras não foram tratadas com a devida importância, para que Natal tenha de fato um grande legado da Copa 2014. Não tenho dúvida de que Natal é uma cidade hoje e será outra depois do Mundial. Uma cidade mais moderna, muito mais funcional”, destacou o representante do Município.



Construção do estádio segue em ritmo acelerado

O Estádio Arena das Dunas segue acima do cronograma apresentado à FIFA e alcançou no mês de março a marca dos 61% das obras concluídas. Nos três primeiros meses de 2013, o avanço foi de 11 pontos percentuais. De acordo com o governo do Rio Grande do Norte, o cronograma aprovado pela FIFA previa que o índice de execução fosse de 52,7% neste momento da obra.

Em março, há nove meses do prazo de conclusão previsto, os trabalhos se concentraram na futura arquibancada superior. A montagem da estrutura segue em andamento nos setores leste e oeste. Mais algumas frentes de trabalho são executadas no canteiro de obras, sobretudo ligadas às instalações internas. A OAS, construtora responsável pela obra, trabalha na construção dos camarotes, vestiários, banheiros e centro de mídia. Além disso, a empresa deu início à montagem elevadores e do sistema de ar condicionado. As instalações elétricas e hidrossanitárias também já estão em andamento.

Hoje, a Arena das Dunas tem aproximadamente 1,8 mil trabalhadores. Com capacidade para 42 mil pessoas durante a Copa e 32 mil após o torneio da FIFA, o projeto da Arena foi feito para receber convenções, exposições e espetáculos nacionais e internacionais. A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.

Orçado em R$ 350 milhões, o estádio está em construção desde agosto de 2011 e deve ser entregue em dezembro deste ano. Na Copa do Mundo de 2014, o local será palco de quatro jogos, todos válidos pela primeira fase.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!